Feira do Peixe Natalina começa nesta sexta-feira na CEASA

A Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado do Acre e o Governo Federal, realizam a 6ª edição da Feira do Peixe e da Agricultura Familiar na Central de Abastecimento e Comercialização de Rio Branco (CEASA) no período de 19 a 23 de dezembro de 2014. No dia 19, sexta-feira, a venda de peixe e outros produtos começa às 3h30 e às 7h será feita a abertura oficial com a presença do prefeito Marcus Alexandre e outras autoridades. No dia 23, haverá sorteio de uma cesta de Natal. A comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros terá início todos os dias às 3h30mim e vai até às 18h.
O objetivo geral da feira é promover a exposição e comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros a um preço acessível à população, proporcionando a melhoria da renda aos produtores, piscicultores e comerciantes.
 
O evento será marcado por atrações culturais como músicas regionais, apresentação de grupos de dança e outros. A feira contará também com atendimento básico de saúde, programas de assistência social, campanhas educativas de saúde e de alimentação saudável.
 
O público participante são os piscicultores, agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas, empresas privadas comerciantes, atacadistas da CEASA, instituições parceiras, empreendimentos solidários e população em geral.
O evento proporcionará trabalho, renda, aprendizagem e interação entre os atores e o público envolvido. Cerca de 39 piscicultores estarão ofertando mais de 30 toneladas de pescados. Produtores familiares de diferentes comunidades estarão comercializando 80 toneladas de produtos hortigranjeiros juntamente com os atacadistas da CEASA. Na Praça de Alimentação terá disponível um cardápio variado da culinária amazônica, tendo como prato principal o pescado.
 
A feira contará com tendas para limpeza do peixe, tendas para expositores e Espaço Institucional, e uma tenda de atendimento básico de saúde. A comercialização do pescado será ao lado do Mercado do Produtor. Espera-se atingir um público consumidor e visitação de 25 mil pessoas e um montante de recursos financeiros na ordem de R$ 250 mil.
São parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), SEBRAE, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), Associação dos Pescadores do Bujari (Pró Peixe), Hernandes Acre LTDA, RECOL, Carijó, FETACRE, CUT, Star Motos e Fórum Acreano de Economia Solidaria. “Tudo que será ofertado na Feira do Peixe e Agricultura Familiar é produzido no Acre, por isso é mais fresquinho”, disse o coordenador do evento, Paulo Sergio Braña.
 
 
 

Fotos: Marcos Vicentti/Adonay Melo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços