Guardas municipais treinam uso de arma elétrica




principal
Instrutores da Guarda Municipal de Curitiba concluíram, na tarde desta quarta-feira (17), o curso de formação para utilização de armas não letais de dispositivo elétrico. A partir de 2015, a corporação receberá 226 armas deste tipo, chamadas Spark. Os instrutores serão responsáveis por repassar as aulas para toda a corporação.
“Será um grande avanço podermos contar com estes equipamentos em nosso arsenal, pois eles imobilizam sem colocar em risco nenhuma vida”, explicou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. “Todos os 1,5 mil guardas do nosso efetivo deverão passar pelo treinamento para saber utilizar essas armas”, disse.
Segundo Frederico, o equipamento é individual e exige preparo para saber manuseá-lo com segurança. “Um disparo imobiliza temporariamente uma pessoa em cinco segundos, mas é preciso saber atirar no local certo, de preferência em áreas com mais musculatura”, disse.
As armas Spark lançam dardos que provocam incapacitação neuromuscular. Seu uso é indicado em situações de tumulto, para conter multidões ou em casos de pessoas em surto. “É uma maneira de evitar o uso de armas letais”, disse Frederico.
A previsão é que até o final do mês de janeiro, a Guarda Municipal de Curitiba receba 176 armas não letais Spark. Outras 50 devem entrar em uso ainda no primeiro semestre de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços