Curitiba fica em 5.º lugar em lista de melhores destinos turísticos indutores do Brasil


principal
Curitiba está entre os dez destinos turísticos indutores mais competitivos do Brasil, segundo avaliação do Ministério do Turismo (MTur). A capital paranaense alcançou 77,9 pontos em uma escala de 100 pontos e ficou em quinto lugar em comparação a outras 64 cidades de todo o País. A classificação e premiação é feita pelo MTur e Sebrae com base em dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que é avaliado pela Fundação Getulio  Vargas  (FGV).
Outra cidade paranaense bem avaliada foi Foz do Iguaçu, ficando logo atrás de Curitiba em 6º lugar. O Top 10 dos destinos mais competitivos do Brasil é: São Paulo (82,5), Porto Alegre (80,0), Belo Horizonte (78,5), Rio de Janeiro (78,5), Curitiba (77,9), Foz do Iguaçu (76,9), Recife (76,0), Brasília (75,2), Salvador (75,0) e Florianópolis (74,2). 
São considerados destinos indutores os municípios que apresentam maior e melhor infraestrutura e detentores de atrativos qualificados, conforme identificação do MTur. No Brasil são 65 municípios, incluindo as 27 capitais, que recebem do Ministério do Turismo orientação e capacitação para desenvolver e elaborar um plano de ação com o objetivo de alcançar um nível de competitividade internacional. Esses municípios são responsáveis por induzir o desenvolvimento na região turística que abrangem.
Dentre os critérios avaliados pela FGV, Curitiba se destaca em alguns indicativos como: infraestrutura geral (1º lugar), aspecto ambiental (1º lugar),  aspecto social (2º lugar), atrativos turísticos (3º lugar), políticas públicas (2º lugar).
O posicionamento de Curitiba foi comemorado pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caíque Ferrante, e pela diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos, que estiveram em Brasília nesta terça-feira (16) para acompanhar a premiação.
“É sempre um desafio estruturar as cidades para prestar bom atendimento aos visitantes, qualificar mão de obra e apresentar soluções criativas em assuntos como mobilidade urbana e meio ambiente que afetam diretamente as pessoas que nasceram ou escolheram a cidade para viver. Por isso fico muito contente com a pontuação de Curitiba, ressaltando que sempre temos o que aprimorar”, comentou Ferrante.
“Curitiba já demonstrou que está preparada para recepcionar bem turistas e visitantes. Isso ficou comprovado neste ano durante a Copa do Mundo do Brasil. Nossa capital foi uma das cidades-sede mais bem avaliadas pelos turistas nacionais e estrangeiros”, disse Ferrante. Ele cita como base uma pesquisa da UFPR, realizada durante o período da Copa, na qual 89% dos entrevistados afirmaram que desejam retornar a Curitiba e 93% indicariam a cidade para parentes e amigos.
No Paraná, além de Curitiba e Foz do Iguaçu, Paranaguá é considerado também um destino indutor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços