Marco Maia garante que relatório da CPI Mista da Petrobras será votado nesta quinta

Da Redação
O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou a possibilidade de a comissão ser encerrada sem a votação de um relatório final. A decisão estava prevista para esta quarta-feira (17), mas, depois da apresentação dos relatórios de Maia e da oposição, a reunião foi suspensa e acabou não sendo retomada, apesar de uma tentativa já à noite. A definição deve ocorrer nesta quinta-feira (18) a partir das 10h.
Com os trabalhos suspensos, aguardando o fim das votações no Plenário, a oposição tentou reiniciar os trabalhos com o parlamentar mais antigo presente - José Carlos Araújo (PSD-BA) - na presidência. Porém, depois de interpelações de governistas, na CPI e no Plenário do Senado, a reunião foi encerrada.
Segundo Marco Maia, o problema desta quarta-feira (17) foi de interpretação de Regimento e, se seu texto tivesse sido votado, provavelmente a questão pararia no Supremo Tribunal Federal (STF).
— Se não tivesse esse impasse teria sido votado hoje. E vamos votar amanhã. É uma interpretação do presidente do Senado, Renan Calheiros, que disse não ser possível a votação na comissão enquanto estiver aberta a ordem do dia no Plenário. Por isso os parlamentares da base nem vieram — argumentou.
O oposicionista Carlos Sampaio (PSDB-SP) duvidou da versão apresentada. Segundo ele, o governo está fazendo de tudo para que a CPI seja finalizada sem um documento conclusivo.
— É evidente que houve manobra do governo, que nunca apostou nessa comissão. Os regimentos são claros. Se a sessão do Plenário do Senado for extraordinária, como a que está sendo realizada agora, pode-se votar nas comissões — disse.
Para ele, o governo não quer que o voto em separado apresentado pela oposição seja enviado ao Ministério Público. Ele garantiu que a oposição estará de novo presente nesta quarta, mas acha que o governo "fará de tudo" para que nada seja votado.
Enquanto oposição e governo travavam uma batalha regimental na comissão, no Plenário do Senado, o presidente em exercício da CPI Mista, senador Gim (PTB-DF), anunciou que não teria validade qualquer decisão tomada pela comissão de inquérito entre 16h e 22h30.
Ele afirmou que, conforme esclarecido por Renan Calheiros, o artigo 107 do Regimento do Senado impede reuniões de comissões enquanto há ordem do dia de sessões deliberativas.
Agência Senad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços