Comunidade israelita inicia Festa das Luzes


principal
Na noite desta terça-feira (16), a comunidade israelita de Curitiba acendeu as velas de Chanucá na Praça 29 de março, em evento tradicional realizado há mais de 25 anos pelo Beit Chabad com o apoio da Prefeitura e das entidades judaicas locais. Entre outras autoridades, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou do evento.
“Demonstramos aqui o respeito que a cidade tem com as tradições de todos os povos. A luz acesa hoje reafirma e renova o compromisso da sociedade com a paz, a fé e a tolerância”, disse o prefeito. Através da lei nº 13.736, a data de comemoração do Chanucá faz parte do calendário oficial de Curitiba.
O rabino Mendi Labkovski explicou que, para a comunidade judaica, a festa relembra um milagre realizado há mais de 2 mil anos. “Tentaram apagar a luz da nossa religião, mas esta chama que acendemos hoje demonstra que o bem sempre vence o mal e que as luzes se sobrepõem à escuridão”, disse.
A festa de Chanucá é celebrada em todo o mundo durante oito dias. Pela tradição, a cada dia, um dos braços de um grande candelabro é aceso. É costume também que cada família judaica acenda em casa sua própria chanukiá, acrescentando em cada um dos oito dias uma vela a mais.
Além do prefeito Gustavo Fruet e do administrador da Regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, estavam presentes à festa o presidente do Beit Chabad de Curitiba, Francisco Grupenmacher; o rabino Joseph Dubrawsky; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman; a presidente da Kehilá, Ester Proveller e o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços