UNICEF discute gravidez na adolescência em Fortaleza

por ONU Brasil
Foto: OPAS
Foto: OPAS

Tem início nesta terça-feira (20) a V Semana do Bebê de Fortaleza (CE), evento realizado pela Prefeitura da capital em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento tem como tema este ano a gravidez na adolescência. Com oficinas até a próxima sexta-feira (23) em diferentes espaços públicos, a iniciativa vai difundir informações para evitar as gestações não planejadas entre os jovens.
Em 2017, 5.160 bebês nasceram de mães adolescentes em Fortaleza. Diante dessa realidade, as atividades do UNICEF e do Executivo municipal propõem diálogos abertos sobre o tema. A ideia é conscientizar os cearenses da capital, principalmente os que vivem nas comunidades mais vulneráveis.
Com isso, espera-se tanto reduzir o número de gestações não planejadas nessa fase da vida, como garantir os direitos das mães e dos bebês quando a gravidez na adolescência acontece.
A abertura da Semana aconteceu na manhã desta terça-feira, no Cuca Mondubim, com uma roda de conversa com adolescentes, na presença do prefeito Roberto Cláudio, além das especialistas Zenilda Vieira Bruno e Tatiana Monteiro Fiúza. O evento coincidiu com a celebração do Dia Mundial da Criança, promovido em 20 de novembro pelo UNICEF no mundo todo. No Brasil, a data ganha ainda mais importância por ser também o Dia Nacional da Consciência Negra.
Promover os direitos sexuais e os direitos reprodutivos de adolescentes, enfrentando o desafio da gravidez na adolescência, é um dos temas centrais da Plataforma dos Centros Urbanos. Essa iniciativa do UNICEF, implementada em dez capitais brasileiras, entre elas, Fortaleza, busca promover os direitos de cada criança e adolescente, especialmente os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro da cidade.
Agenda
O quê: V Semana do Bebê, com tema “Gravidez na Adolescência: Precisamos conversar sobre isso”
Quando: 20 a 23 de novembro de 2018; Cerimônia de abertura: 20 de novembro de 2018 (terça-feira), das 8h às 12h
Onde: Cuca Mondubim – Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços