Brasília terá monumento sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

por ONU Brasil
Vista aérea de Brasília. Foto: Agência Brasil
Vista aérea de Brasília. Foto: Agência Brasil

Como parte das comemorações no Brasil dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Distrito Federal, inaugura em Brasília uma obra de arte monumental do projeto “Inscrever os Direitos Humanos”. Painel sobre a declaração será instalado na saída do Metrô da Galeria dos Estados, na Asa Sul. Cerimônia de inauguração acontece na quinta-feira (22), às 10h.
A iniciativa tem o apoio da Associação Inscrire e a cooperação da UNESCO no Brasil. O evento amanhã conta com a participação do ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon, e do representante da Inscrire no Brasil, Philippe Nothomb.
A obra de arte terá cerca de 110 metros quadrados em cerâmicas com pinturas alusivas à DUDH. As imagens foram feitas por centenas de alunos de duas escolas públicas do DF (CED 11, em Ceilândia, e Gisno, na Asa Norte), sob a coordenação da artista plástica Françoise Schein, fundadora da Inscrire, e de Philippe Nothomb. Painéis menores também serão instalados nos dois colégios como forma de presentear os alunos participantes.
Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, é importante marcar o aniversário da DUDH, num momento de tantas atrocidades contra os direitos das pessoas em todo o mundo. “A ideia é a de que as pessoas nunca se esqueçam da importância da preservação dos direitos humanos. Esta obra de arte será um monumento perene, que pretende alcançar corações e mentes”, disse o chefe da pasta.
Para Fábio Eon, “a instalação desse painel em Brasília carrega um simbolismo importante".
"Não apenas é um marco comemorativo permanente para Brasília, cidade listada pela UNESCO como Patrimônio Mundial Cultural, mas é igualmente um divisor de águas temporal. Celebramos aqui a força e as conquistas dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao mesmo tempo em que vemos as aspirações das novas gerações, pelo olhar das crianças e jovens que participaram desse projeto, quanto ao futuro dos 30 artigos da Declaração", acrescenta o especialista da agência da ONU.

Sobre os 70 anos da DUDH

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em 10 de dezembro de 1948, pelos Estados-membros das Nações Unidas. O documento foi elaborado e aprovado no contexto do pós-Segunda-Guerra, com o objetivo maior de promover a paz mundial e garantir direitos inerentes a todos os indivíduos. Com esse marco e os compromissos dos países para fazer valer os seus 30 artigos, a dignidade de milhões de pessoas foi assegurada, um sofrimento humano incalculável foi impedido e os fundamentos de um mundo mais justo foram construídos.
Embora a promessa da DUDH ainda não tenha sido totalmente cumprida, um testemunho da universalidade duradoura de seus valores — de igualdade, justiça e dignidade humana — é o fato de a Declaração ter resistido ao teste do tempo e ter sido traduzida para mais de 500 línguas e dialetos, tornando-se o documento mais traduzido em todo o mundo.

Sobre a Associação Inscrire

A Associação Inscrire é referência mundial na criação artístico-pedagógica e urbana na área dos direitos humanos. Foi fundada em Paris, nos anos 90, pela artista plástica Françoise Schein, que idealizou a obra. Painéis, como o que será inaugurado em Brasília, já foram instalados em cidades de mais de 20 países. O título geral das obras é “O Caminho dos Direitos Humanos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços