Secretaria da Educação recebe exposição Ero Ere Mulheres Artistas

A Secretaria de Estado da Educação inaugurou nesta sexta-feira (23) a exposição Ero Ere Mulheres Artistas. A coletânea, que conta com 23 trabalhos distribuídos pela sede da Secretaria, em Curitiba, ficará aberta ao público e funcionários até o dia 18 de dezembro.
A exposição é composta por fotografias, pinturas em acrílico sobre tela, assemblage e instalação têxtil. As obras compõem uma visualidade que remete à memória ancestral, religiosidade e fé afro-brasileira, com traços da arte negra feminina contemporânea.
A coordenadora da Educação das Relações Étnico Racial e Quilombolas da Secretaria da Educação, Edna Coqueiro, lembra que a exposição faz parte das ações desenvolvidas pela pasta no mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. “Essa exposição é o encerramento das atividades desenvolvidas pela Secretaria da Educação nas escolas estaduais ao longo do ano. Além de trazer um pouco da cultura afro-brasileira, ela tem como objetivo dar visibilidade e valorizar o trabalho de mulheres negras”, disse Edna.
ATIVIDADES - Durante o mês de novembro as escolas da rede estadual de ensino participaram de uma programação com atividades interdisciplinares com o tema da igualdade etnicorracial, nas quais trabalham os direitos humanos, preconceito, reconhecimentos histórico e cultural e apresentações artísticas relacionadas à história e cultura afro-brasileira e africana.
As atividades fazem parte da programação da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024), que acontece em todo planeta e tem como objetivo promover o respeito, justiça, proteção e a garantia dos direitos humanos aos povos afrodescendentes previstos na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
EXPRESSÃO - A artista visual Claudia Lara destacou que a exposição Ero Ere Mulheres Artistas representa a visibilidade do talento feminino e da cultura negra em diferentes linguagens. “Cada artista trabalhou com sua linguagem, poesia e particularidade. Elas se uniram acreditando na força do feminino como expressão de pertencimento, juntas dão voz e valor para ampliar a visibilidade da mulher negra na arte”, disse Lara.
O coletivo Ero Ere é um grupo formado por sete artistas negras fotógrafas e artistas plásticas. Fazem parte do coletivo Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais.
SERVIÇO
Exposição Ero Ere Mulheres Artistas

Data: 23/11 a 18/12
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Sede da Secretaria da Educação
Avenida Água Verde, 2140, Vila Izabel, Curitiba.
Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança