Secretaria da Educação recebe exposição Ero Ere Mulheres Artistas

A Secretaria de Estado da Educação inaugurou nesta sexta-feira (23) a exposição Ero Ere Mulheres Artistas. A coletânea, que conta com 23 trabalhos distribuídos pela sede da Secretaria, em Curitiba, ficará aberta ao público e funcionários até o dia 18 de dezembro.
A exposição é composta por fotografias, pinturas em acrílico sobre tela, assemblage e instalação têxtil. As obras compõem uma visualidade que remete à memória ancestral, religiosidade e fé afro-brasileira, com traços da arte negra feminina contemporânea.
A coordenadora da Educação das Relações Étnico Racial e Quilombolas da Secretaria da Educação, Edna Coqueiro, lembra que a exposição faz parte das ações desenvolvidas pela pasta no mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. “Essa exposição é o encerramento das atividades desenvolvidas pela Secretaria da Educação nas escolas estaduais ao longo do ano. Além de trazer um pouco da cultura afro-brasileira, ela tem como objetivo dar visibilidade e valorizar o trabalho de mulheres negras”, disse Edna.
ATIVIDADES - Durante o mês de novembro as escolas da rede estadual de ensino participaram de uma programação com atividades interdisciplinares com o tema da igualdade etnicorracial, nas quais trabalham os direitos humanos, preconceito, reconhecimentos histórico e cultural e apresentações artísticas relacionadas à história e cultura afro-brasileira e africana.
As atividades fazem parte da programação da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024), que acontece em todo planeta e tem como objetivo promover o respeito, justiça, proteção e a garantia dos direitos humanos aos povos afrodescendentes previstos na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
EXPRESSÃO - A artista visual Claudia Lara destacou que a exposição Ero Ere Mulheres Artistas representa a visibilidade do talento feminino e da cultura negra em diferentes linguagens. “Cada artista trabalhou com sua linguagem, poesia e particularidade. Elas se uniram acreditando na força do feminino como expressão de pertencimento, juntas dão voz e valor para ampliar a visibilidade da mulher negra na arte”, disse Lara.
O coletivo Ero Ere é um grupo formado por sete artistas negras fotógrafas e artistas plásticas. Fazem parte do coletivo Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais.
SERVIÇO
Exposição Ero Ere Mulheres Artistas

Data: 23/11 a 18/12
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Sede da Secretaria da Educação
Avenida Água Verde, 2140, Vila Izabel, Curitiba.
Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços