Adolescentes reúnem-se em Vitória para discutir maior participação na gestão municipal

por ONU Brasil
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, com os adolescentes Lara Viana, de 14 anos, e Davi Calazans, de 15, em foto de novembro de 2017. Foto: UNICEF
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, com os adolescentes Lara Viana, de 14 anos, e Davi Calazans, de 15, em foto de novembro de 2017. Foto: UNICEF

Cerca de 50 estudantes da rede municipal de educação se reuniram nesta terça-feira (20) em Vitória (ES) para discutir caminhos para uma maior participação de adolescentes no desenvolvimento da cidade.
As propostas serão entregues ao prefeito Luciano Rezende e sua equipe de secretários ainda nesta terça-feira.
A atividade faz parte da celebração do Dia Mundial da Criança, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e que integra o calendário do município desde 2017. Celebrada no mundo todo, a data ganha ainda mais importância no Brasil por coincidir com o Dia da Consciência Negra.
Em Vitória, durante toda a semana, serão realizadas atividades voltadas a gestores, técnicos, educadores e, principalmente, aos próprios estudantes.
"Esse trabalho do UNICEF é muito importante, e nós o apoiamos de forma entusiasmada todos os anos. E vamos repetir agora no Dia Municipal da Criança em Vitória, com muito orgulho, recebendo os alunos da rede municipal da cidade para que possam experimentar essa experiência maravilhosa que é a solução dos desafios de forma coletiva, por meio da democracia e da participação de todos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
"É, mais uma vez, uma visão de gestão compartilhada que nós batemos na tecla em Vitória de que é o caminho para superarmos os desafios que temos em nossa cidade, no nosso estado, no país e no mundo", completou.
Para Luciana Phebo, coordenadora nacional da Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF, que abrande dez capitais brasileiras, incluindo Vitória, o Dia Mundial da Criança é um dia global de ação para as crianças, pelas crianças.
"Meninas e meninos unem suas vozes em defesa dos direitos de cada criança e cada adolescente, em especial dos mais vulneráveis e excluídos", declarou.
Segundo ela, o objetivo é encorajar meninas e meninos a exercitar seu direito à participação e se envolver diretamente nas decisões que afetam sua vida.
"Os adolescentes às vezes são vistos como um problema, porém, de fato podem contribuir para a solução de muitos desafios locais e, inclusive, nacionais. Precisamos dar-lhes a oportunidade para agir", declarou.
Ainda para marcar a data, nas redes sociais, o UNICEF convidará todo o público a participar de uma grande homenagem à infância e à adolescência.
A proposta é que os participantes troquem os avatares de suas redes, colocando um filtro do Dia Mundial da Criança e uma mensagem sobre os direitos de crianças e adolescentes (acesse https://goo.gl/eLLehQ).
Eles também serão convidados a postar fotos de quando eram crianças, usando as mensagens e hashtags da campanha: #diamundialdacriança, #worldchildrensday e #goblue. Haverá, ainda, posts sobre o tema nas redes do UNICEF, que poderão ser compartilhados.

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é celebrado globalmente no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo.
Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial.
A convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças — e a garantia de seus direitos — no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento dos países.

Programação em Vitória

Dia 20 de novembro (terça-feira)
9h às 12h – Oficina com estudantes representantes de escolas municipais sobre "O que propomos para fortalecer a participação dos estudantes na gestão de nossa cidade?". Local: Auditório da EMEF Aristóbulo Barbosa Leão
14h às 15h30 – Encontro dos estudantes com secretários municipais. Local: Em diferentes secretarias.
16h às 17h – Apresentação de propostas de ação e diálogo dos adolescentes com o prefeito Luciano Rezende. Local: Palácio Municipal Jerônimo Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços