Cais do Valongo, no Rio, recebe oficialmente título de Patrimônio Mundial da UNESCO

por ONU Brasil
Evento de lavagem do Cais do Valongo, em 2015. Foto: Milton Guran
Evento de lavagem do Cais do Valongo, em 2015. Foto: Milton Guran

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)entrega na sexta-feira (24), às 10h, o título de Patrimônio Mundial da UNESCO do sítio arqueológico Cais do Valongo, na abertura do Seminário Internacional Cais do Valongo Patrimônio Mundial. O sítio foi descoberto em 2011 e inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2017.
O título será entregue pela diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, para representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como para membros da sociedade civil.
Com a participação de especialistas internacionais em sítios de memória sensível, o seminário tem por objetivo debater os desafios de gestão e interpretação do Cais do Valongo, assim como fazer uma reflexão sobre a necessidade de se avançar no processo de gestão compartilhada desse sítio do Patrimônio Mundial. O evento acontece no âmbito das celebrações do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
A realização do seminário é uma parceria da Secretara Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da UNESCO no Brasil e do Iphan – Instituto Histórico e Artístico Nacional. Estarão presentes a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços