Na África do Sul, programa da ONU lança vídeos em realidade virtual sobre teste de HIV

por ONU Brasil
Gravação dos filmes de realidade virtual da Makhulu Media. Foto: Sydelle Willow Smith
Gravação dos filmes de realidade virtual da Makhulu Media. Foto: Sydelle Willow Smith

A menos de um mês do Dia Mundial contra a AIDS, 1º de dezembro, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) lança na África do Sul uma série de filmes de realidade virtual sobre o teste de HIV. Com um óculos especial, espectadores acompanham uma jovem que decide descobrir se tem o vírus ou não. Os vídeos acompanham a protagonista da sua casa até uma clínica de saúde local, percorrendo diferentes situações e ambientes em 360 graus.
Com a produção audiovisual, o UNAIDS busca alcançar os jovens que querem conhecer seu estado sorológico para o HIV, mas estão com medo ou preocupados em fazer o teste. A proposta é desmistificar o exame.
Com orientação do programa da ONU e apoio da Google, a produtora sul-africana Makhulu Media produziu e gravou os filmes de realidade virtual no município de Nyanga. A localidade fica próxima da Cidade do Cabo, na África do Sul.
“O HIV pode ser evitado e tratado, mas poucos jovens conhecem seu estado sorológico”, afirma o diretor-executivo do UNAIDS, Michel Sidibé.
“Esperamos que esta ferramenta altamente envolvente ajude a dissipar os medos e mostre os passos simples que as pessoas podem realizar para conhecer seu estado sorológico para o HIV.”
No início do projeto, a Makhulu Media organizou workshops com jovens para discutir seus conhecimentos sobre HIV, compartilhar suas interações com profissionais de saúde e descrever suas experiências ao visitarem clínicas. O próximo passo envolveu filmar os jovens reencenando cenas entre pacientes, médicos e enfermeiros. Os vídeos abordam o medo de um resultado positivo no teste e o estigma relacionado ao HIV.
“Queríamos ver se os filmes de realidade virtual imersivos podiam incentivar as pessoas a fazer o teste de HIV e melhorar as relações entre enfermeiras e jovens, ajudando-os a se colocar no lugar um do outro”, explica Rowan Pybus, produtor da Makhulu Media.
“Os dados do estudo que encomendamos são muito positivos”, acrescenta a pesquisadora e coprodutora Sydelle Willow Smith. “Os jovens e profissionais de saúde envolvidos nos vídeos acreditam que reproduzir os filmes em salas de espera de atendimentos médicos seria muito útil."
Os filmes estão sendo lançados em clínicas, escolas e comunidades sul-africanas. Apesar do progresso na redução de mortes associadas à AIDS e no aumento de pessoas com acesso ao tratamento antirretroviral, o número de novas infecções por HIV na África do Sul chegou a 270 mil em 2017. Esse índice é bem menor do que as 530 mil infecções registradas em 1998, mas o país tem 7,2 milhões de indivíduos vivendo com o vírus, o que é a maior taxa do mundo.
A gerente de Programa da Google, Sarah Steele, acredita que o potencial do audiovisual na produção de impacto social é enorme.
“O 360HIV é um exemplo poderoso de como a realidade virtual pode ajudar a mudar as atitudes e crenças que fundamentam alguns dos desafios sociais e ambientais mais urgentes do mundo”, avalia.
No mundo, um quarto das 37 milhões de pessoas que vivem com HIV não conhecem seu estado sorológico. O tema da campanha do Dia Mundial contra a AIDS deste ano é "Viva a vida positivamente — Conheça seu estado sorológico para o HIV".
O UNAIDS preparou uma série de materiais de comunicação que estão disponíveis para download no site knowyourstatus.unaids.org (em inglês).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade