"Expressão de Curitiba", Santa Felicidade comemora 140 anos com festa

Santa Felicidade, o tradicional bairro gastronômico de Curitiba, está comemorando 140 anos da imigração italiana e da fundação do bairro, ocorrida em 1878, após a chegada das famílias que desembarcaram em Paranaguá e formaram a primeira colônia na região da capital.
O nome de Santa Felicidade foi dado por Antônio Bandeira, proprietário da gleba de terra, que quis homenagear sua irmã, dona Felicidade Borges.
Um mural alusivo ao movimento da imigração, pintado pelo artista Ferge, será entregue pelo prefeito Rafael Greca à comunidade. A obra, confeccionada na Piazza de San Marco, na Via Vêneto, buscou ilustrar a trajetória dos imigrantes em Curitiba.
Segundo Greca, "Santa Felicidade é uma linda expressão de Curitiba, com seu povo acolhedor, de uma gente que não foge à luta, preza as tradições e tem paixão pela boa mesa". O prefeito destaca que o bairro mantém a tradição dos pioneiros italianos, "impressionando os visitantes com sua mesa boa e farta, os grupos étnicos, o vinho artesanal e os vistosos móveis de vime, expostos ao longo da Via Vêneto".
A festa dos 140 anos se tornou realidade graças a união de esforços. A Prefeitura de Curitiba, a administração regional de Santa Felicidade contaram com apoio da Comissão Organizadora dos Festejos da Imigração Italiana 135/140 Anos, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF), Restaurante Madalosso e Casteval.
Missa e festa
A programação começou no dia 8 deste mês com um seminários sobre patrimônio cultural de Santa Felicidade, na Igreja Matriz. Entre os dias 23 e 25, haverá muita festa de rua com barracas de comida italiana, músicas típicas e apresentações de danças folclóricas. A Avenida Manoel Ribas será fechada especialmente para receber a programação comemorativa.
Na Igreja Matriz haverá missa nos dias 23, às 19h, e dia 24, às 18h. Já na Avenida Manoel Ribas, principal via do bairro, atrações artísticas vão se revezar em um palco especialmente montado para o evento.
Na sexta (23/11), a abertura das apresentações no palco principal irá receber autoridades locais e apresentações de concerto lírico. No sábado (24) e no domingo (25), o palco irá receber outras atrações musicais. Durante toda a programação, haverá a venda de pratos da culinária italiana nas barracas montadas ao longo da avenida.
O Coral Italiano, o mais antigo de Curitiba (em atividade há mais de 70 anos) também fará uma apresentação especial em uma missa campal, no domingo, com música italiana e bandas locais ao palco principal. A missa será celebrada em dialeto vêneto, principal origem dos imigrantes. Também no domingo, haverá corrida e caminhada a partir das 8h.
Atenção com o trânsito
Quem mora ou trabalha na região deve ficar atento à mudanças no trânsito nesta semana, por conta das festividades. O trecho da Avenida Manoel Ribas entre a Igreja Matriz e a Rua Madre Clélia Merloni estará fechado para veículos nos dias 23, 24 e 25 de novembro. O bloqueio é necessário porque será colocado um placo para apresentações artísticas.
Ações na região
A região que está em festa recebeu intervenções importantes nos últimos meses. Uma das principais é a revitalização da Avenida Manoel Ribas, por extensão de 3,2 km, desde a Rua Madre Clélia Merloni até o Contorno Norte (PR-418). Foram feitas obras de drenagem para melhorar o sistema existente, novo pavimento com asfalto de qualidade, adequado às características da via, calçadas com rampas de acesso, ciclofaixa, nova iluminação, paisagismo, cerca de 300 vagas de estacionamento conforme as características da via, para atender a demanda da região.
Pelo trecho revitalizado passam cinco linhas de ônibus: José Culpi, Passaúna, madrugueiro Santa Felicidade e, aos domingos, Passaúna - Jd.Ipê e José Culpi - Veneza. O tráfego da via é intenso. São mais de 23 mil veículos por dia.
A prefeitura também realizou melhorias no eixo histórico e gastronômico do bairro. Árvores foram podadas, nova sinalização de trânsito foi instaladas, além de uma melhoria na iluminação pública. O trecho da Manoel Ribas também recebeu a implantação de 23 novos bancos de praça, para atender melhor os turistas e moradores da região.

Serviço
23 de novembro
19h – Santa Missa e 2º dia do tríduo na Igreja Matriz
19h30 - Entrega à Comunidade do Mural alusivo aos 140 Anos da Imigração Italiana na Piazza San Marco em frente ao terminal de Santa Felicidade
20h – Abertura oficial no palco principal com a presença de autoridades locais , o prefeito Rafael Greca e apoiadores
21h – Concerto lírico com Tenor Anderson Ombrellino a soprano Melina Souza Gapski e pianista Flavius Alberto Meschke
Local: Palco principal na Avenida Manoel Ribas
24 de novembro
11h às 21h30 – Atrações no palco principal
18h – Santa Missa e 3º tríduo na Igreja Matriz
25 de novembro
08h – Corrida da SMELJ
11h – Missa Solene Campal em Ação de Graças pelos 140 anos de Santa Felicidade no palco principal
12h às 16h – atrações no Palco Principal com participação do Coral Folclórico Italiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços