Elmano Férrer quer mais atenção com idosos Da Redação


Diante do crescimento da expectativa de vida do brasileiro ao nascer, que saltou de 33 anos no início do século XX para quase 75 anos em 2013, o senador Elmano Férrer (PTB-PI) disse, nesta sexta-feira (29) em Plenário, que o governo precisa fazer uma reflexão sobre a situação dos idosos. Segundo ele, não faltam leis sobre o assunto, mas a precariedade da vida daqueles que têm 60 anos ou mais persiste.
De acordo com Elmano, o Estatuto do Idoso, a Política Nacional do Idoso, e a Política Nacional da Saúde do Idoso foram importantes conquistas sociais, mas cabe aos gestores federais, estaduais e municipais colocarem em prática políticas públicas que assegurem aquilo que está previsto na legislação.
— A ideia é que sobre esses marcos produzam-se políticas públicas regionais para que sejam articuladas e atuem de maneira integrada com o mesmo fim: a concretização dos direitos sociais do idoso no Brasil — disse.
O senador elencou alguns exemplos de políticas e ações sociais exitosas em garantir qualidade de vida para idosos. Duas deles estão em funcionamento em seu estado: a Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade Estadual do Piauí, que oferece cursos multidisciplinares sobre saúde, legislação, idiomas, entre outra atividades; e o programa “Terceira Idade em Ação”, da Universidade Federal do Piauí, que ministra cursos de extensão para a terceira idade.
— Precisamos lutar para fazer desses casos um exemplo, estendê-los como regra, para que nenhum idoso seja negligenciado em nosso país. É o compromisso do meu mandato — disse o senador.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade