Recordes brasileiros marcam primeiro dia de provas da natação e do atletismo no Circuito Caixa Loterias em Uberlândia


Os atletas Filipe Esteves, da natação, e Vitória Alves da Paz, do atletismo, tornaram-se recordistas brasileiros neste sábado, 30, na etapa Centro-Leste do Circuito Caixa Loterias, em Uberlândia (MG). A competição paralímpica segue até domingo, 31, com disputas no Sesi Gravatás e no Praia Clube.
Filipe Esteves, 24, aproveitou o fato de estar em casa para bater a sua própria marca nos 100m borboleta, classe S12 (baixa visão), com o tempo de 1min15s02. Ele teve a companhia no pódio de Genilton da Silva e de Alef Fernandes, prata e bronze, respectivamente.
“Eu fiquei muito satisfeito com o recorde. O meu foco é estar nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Estou muito pesado, em uma época de base, portanto, baixar mais de um segundo (1min16s35) foi até surpreendente para mim”, disse o atleta, que aguarda ansiosamente pela convocação para os Jogos de Toronto que sairá nesta segunda-feira, 1º de junho.
Além dos 100m borboleta, Filipe também nadou pela manhã os 100m peito SB12, e faturou mais um ouro. Mineiro de Belo Horizonte, Filipe começou na natação aos 9 anos para curar uma bronquite. Portador de toxoplasmose congênita que afeta a sua visão, ele descobriu o movimento paralímpico em 2005 e começou a nadar profissionalmente em 2010, quando se mudou para Uberlândia.
Atletismo 
No atletismo, destaque para a atleta Vitória Alves da Paz, 17 anos, que bateu o recorde brasileiro nos 100m classe T20 (deficientes intelectuais). A candanga correu a distância em 13s04, baixando em 41 centésimos a marca anterior, que era de Ednúbia Costa Braga, feita em 2012. Completaram o pódio Adriele de Moraes (13s34), prata, e a ex-detentora do recorde Ednúbia (13s46), bronze.
Além da nova marca, Vitória ainda conquistou uma vaga nas etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias, marcadas para o segundo semestre. “​Confesso que estou bem feliz, mas esperava um tempo ainda melhor baseado no que vinha treinando”, afirmou a atleta.
Vitória treina nas pistas desde os 6 anos, porém, foi só no ano passado que ela entrou para o esporte paralímpico. “Participei das Paralímpiadas Escolares pela primeira vez em 2014 e esta é a minha primeira etapa regional. Agora, vou para a primeira nacional”, disse feliz. A atleta volta a competir na pista do Sesi de Uberlândia neste domingo, 31, nas provas de salto em distância e de 400m. ​
Serviço
Circuito Caixa Loterias – Etapa Regional Centro-Leste
Cidade: Uberlândia (MG)
Data: 30 e 31 de maio
Locais:
Atletismo e halterofilismo – SESI Vila Olímpica (Rua Nova Ponte, 500 – Jardim Dos Gravatás)
Natação – Praia Clube (Praça Primo Crosara, 505, Copacabana)
Horários:
Halterofilismo: 30 (16h às 18h); 31 (10h às 12h)
Atletismo e natação: 30 (14h às 18h); 31 (8h às 12h)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços