Pesquisa revela que turista ficou satisfeito com a Copa 2013
De
 acordo com estudo do Ministério do Turismo, os jogos estiveram entre os
 principais motivos de viagem. A qualidade dos estádios foi elogiada por
 95,3% dos estrangeiros
Brasília (DF) -
O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira (28), os 
resultados preliminares de um estudo realizado por meio da Fundação 
Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) sobre a qualidade da 
infraestrutura e dos serviços turísticos da Copa das Confederações.
 De acordo com o levantamento, o grau de satisfação de turistas 
brasileiros e estrangeiros está acima de 50% em mais da metade dos 
serviços avaliados.
“Os
 números mostram que o evento tem um grande potencial de atração 
turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem 
para 85,3% do público em geral entrevistado”,
 afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Nessa abordagem, estão 
incluídos brasileiros e estrangeiros questionados nas imediações dos 
estádios. Especificamente para os turistas estrangeiros, 68,9% afirmaram
 que vieram ao Brasil motivados pelos jogos –
 eles foram abordados no saguão dos aeroportos, no retorno para seus 
países de origem.  
A
 maior parte do público em geral permaneceu até três noites na 
cidade-sede (73,4%) e se hospedou majoritariamente em hotéis (58,4%) e 
casas de família (37,1%). “A amostra aponta
 que a opção por hospedagem alternativa também é comum entre os 
visitantes e compõem um importante segmento para a acomodação dos 
turistas”, disse Gastão Vieira. Na página do Ministério do Turismo, é 
possível acessar informações sobre essas alternativas. Na
 questão dos preços, os meios de hospedagem receberam aprovação da maior
 parcela dos entrevistados (68,4%). 
Entre
 os estrangeiros, o tempo de permanência no país é de 8 a 15 noites 
(41,5%), e a preferência por hotéis atinge a ampla maioria (84%). Entre 
os serviços que mais agradaram,
 citados espontaneamente pelo público em geral, destacam-se as condições
 gerais da cidade (10,1%), aspectos da natureza local (9,6%) e a 
qualidade dos jogos (8,1%). O público em geral também aprovou o preço 
dos restaurantes (79,5%), dos serviços de táxi (69,4%)
 e o preço da alimentação nos estádios recebeu aprovação de apenas 21,9%
 do público entrevistado. “A pesquisa é importante porque nos dá um 
diagnóstico dos serviços que precisam avançar até a Copa do Mundo de 
2014”, diz. 
Os
 itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos 
turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a
 limpeza das ruas (78,3%) e a segurança
 pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os 
restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem
 (84,8%). O que mais chamou a atenção do turista nas cidades-sede foi a 
qualidade dos estádios, aparecendo nas três primeiras
 posições: qualidade dos estádios (95,3%), seguido pelo conforto de suas
 instalações (95,3%) e a disponibilidade dos funcionários para dar 
informações (89,5%).  
Sobre a pesquisa 
A
 Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai entrevistar até 
domingo 14 mil pessoas,  sendo 10 mil turistas brasileiros e 
estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis,
 estabelecimentos públicos, comércios e locais de retiradas de ingressos
 das seis cidades-sede e quatro mil turistas estrangeiros nos aeroportos
 de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, 
Recife e no aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos.
 Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas semanas.
ASCOM/MTur
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