Pesquisa revela que turista ficou satisfeito com a Copa 2013
De
acordo com estudo do Ministério do Turismo, os jogos estiveram entre os
principais motivos de viagem. A qualidade dos estádios foi elogiada por
95,3% dos estrangeiros
Brasília (DF) -
O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira (28), os
resultados preliminares de um estudo realizado por meio da Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) sobre a qualidade da
infraestrutura e dos serviços turísticos da Copa das Confederações.
De acordo com o levantamento, o grau de satisfação de turistas
brasileiros e estrangeiros está acima de 50% em mais da metade dos
serviços avaliados.
“Os
números mostram que o evento tem um grande potencial de atração
turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem
para 85,3% do público em geral entrevistado”,
afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Nessa abordagem, estão
incluídos brasileiros e estrangeiros questionados nas imediações dos
estádios. Especificamente para os turistas estrangeiros, 68,9% afirmaram
que vieram ao Brasil motivados pelos jogos –
eles foram abordados no saguão dos aeroportos, no retorno para seus
países de origem.
A
maior parte do público em geral permaneceu até três noites na
cidade-sede (73,4%) e se hospedou majoritariamente em hotéis (58,4%) e
casas de família (37,1%). “A amostra aponta
que a opção por hospedagem alternativa também é comum entre os
visitantes e compõem um importante segmento para a acomodação dos
turistas”, disse Gastão Vieira. Na página do Ministério do Turismo, é
possível acessar informações sobre essas alternativas. Na
questão dos preços, os meios de hospedagem receberam aprovação da maior
parcela dos entrevistados (68,4%).
Entre
os estrangeiros, o tempo de permanência no país é de 8 a 15 noites
(41,5%), e a preferência por hotéis atinge a ampla maioria (84%). Entre
os serviços que mais agradaram,
citados espontaneamente pelo público em geral, destacam-se as condições
gerais da cidade (10,1%), aspectos da natureza local (9,6%) e a
qualidade dos jogos (8,1%). O público em geral também aprovou o preço
dos restaurantes (79,5%), dos serviços de táxi (69,4%)
e o preço da alimentação nos estádios recebeu aprovação de apenas 21,9%
do público entrevistado. “A pesquisa é importante porque nos dá um
diagnóstico dos serviços que precisam avançar até a Copa do Mundo de
2014”, diz.
Os
itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos
turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a
limpeza das ruas (78,3%) e a segurança
pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os
restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem
(84,8%). O que mais chamou a atenção do turista nas cidades-sede foi a
qualidade dos estádios, aparecendo nas três primeiras
posições: qualidade dos estádios (95,3%), seguido pelo conforto de suas
instalações (95,3%) e a disponibilidade dos funcionários para dar
informações (89,5%).
Sobre a pesquisa
A
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai entrevistar até
domingo 14 mil pessoas, sendo 10 mil turistas brasileiros e
estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis,
estabelecimentos públicos, comércios e locais de retiradas de ingressos
das seis cidades-sede e quatro mil turistas estrangeiros nos aeroportos
de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro,
Recife e no aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos.
Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas semanas.
ASCOM/MTur
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