Ministério da Saúde publica novo Protocolo de Tratamento da Artrite Reumatoide 
     
         
    Mais uma vez, Ministério da Saúde ouviu a voz do EncontrAR - Novos medicamentos para o tratamento da Artrite Reumatoide no SUS!!!!!
E de todas as organizações de pacientes reumáticos do Brasil que vem lutando direito de acesso a tratamento de qualidade e moderno. Na terça-feira, 25/06 retomamos a nossa campanha de tuitaço ao @padilhando @minsaude @InstitucionalMS e nesses 3 dias  houve um silêncio a nossa campanha, estranhamos a falta de resposta. Até que hoje acordamos com a PCDT publicada em Diário Oficial da União. É efetivo, é real, todos os medicamentos para Artrite Reumatoide estão disponíveis no SUS à partir de hoje! Chegou o fim de judicialização, da angústia, da sensação de incapacidade que tem o doente ao se deparar com a necessidade de usar a medicação e a impossibilidade de pagar por este medicamento tão caro. Agora, o Ministério da Saúde passa a fornecer todos os medicamentos disponíveis no Brasil para o tratamento da Artrite Reumatoide.
O Grupo EncontrAR, junto com outras Organizações de Pacientes Reumáticos de todo o Brasil, comemora esta conquista.."Direito de Acesso e acesso a tecnologia medicamentosa como forma de manutenção e recuperação da Qualidade de Vida da pessoa com Artrites no Brasil".  O EncontrAR participou ativamente na luta por este direito, movimentamos as redes sociais com a campanha "TwittAR" envolvendo e empoderando o paciente com Artrites, através de nossas ações socieducativas presenciais e online, estimulando a todos os pacientes e familiares a serem PAR "Paciente - Ativo e Responsável", participativo e conhecedor dos seus direitos e deveres e principalmente do seu direito de acesso a tratamento através do SUS.
A nossa luta continua, cabe a nós pacientes, organizações de pacientes;
  • Monitorar e acompanhar a distribuição;
  • Fornecimento
  • Processos de aquisição inicial, que podem ter como barreira a falta de informação dos atendentes das farmácia de alto custo, que talvez ainda nem saibam da nova portaria de distribuição.
  • E a infusão dos novos biológicos, pois, a infusão deve ocorrer nos centros de referências regionais de infusão de medicamentos, que em sua maioria são centros de quimioterapia e isso assusta o doente e familiar com Artrites. E muitas cidades não tem centro de infusão, levando  o doente a ter que viajar muitos kms para infundir o medicamento. Isso é uma dificuldade que teremos que ajudar o governo a atender a necessidade real de cada um dos pacientes atendidos.
Quem tiver dificuldade ou negativo no fornecimento pode preencher o formulário abaixo para verificarmos e ajuda-los : http://www.artritereumatoide.blog.br/formulario-dificuldade-de-acesso-e-falta-de-medicamento-de-alto-custo/
Como nós pedimos a atualização da PCDT da AR e fomos atendidos, lançamos hoje a campanha de agradecimento ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha e ao Ministério da Saúde. O Ministro da Saúde Padilha, retuitou o twitter de agradecimento de uma das moderadoras do Grupo EncontrAR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade