Festival de Parintins deve atrair 70 mil turistas


A festa folclórica deve acrescentar R$ 54 milhões à economia do Amazonas

Brasília (DF) - A  festa do folclore do boi-bumbá em Parintins (AM), norte do país, que atrai turistas de todo o Brasil será celebrada entre os dias 28 e 30 de junho. Este final de semana, os bois Caprichoso e Garantido vão disputar o título de vencedor durante a 48º edição do Festival Folclórico - um dos maiores eventos populares da região Norte do Brasil. 
A mistura do folclore indígena com a tradição junina do bumba-meu-boi do Maranhão deram origem ao boi-bumbá, festejado pelos bois Caprichoso e Garantido em Parintins (AM). A festa foi organizada pelo Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Parintins - e  deve atrair 18 mil turistas de outros estados. Nesse período, são esperados 500 voos ligando a capital Manaus a Parintins, incluindo os regulares, táxi aéreos, fretamento e outros, segundo dados da Infraero.
Este ano o Festival traz uma novidade: a inauguração do Bumbódromo, que foi modernizado e ampliado pelo governo estadual. Foram instalados novos sistemas de som, iluminação, instalações elétricas e total acessibilidade para pessoas com deficiência.
O Festival Folclórico é em grane parte responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus. A previsão é de que este ano, ele acrescente R$ 54 milhões na economia do Amazonas e receba cerca de 70 mil turistas, segundo estimativa da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). 
Um pouco de história - Os bois Garantido e Caprichoso existem desde 1913, mas o Festival Folclórico de Parintins iniciou em 1965. Durante muitos anos, foi organizado pela própria população de Parintins.
No espetáculo a céu aberto, em formato de ópera, os dois bumbás traduzem em suas apresentações a cultura dos povos da floresta nos versos das toadas e nos detalhes dos adereços, tudo produzido por artistas amazonenses.
A festa folclórica conta a história do Negro Francisco, funcionário de uma fazenda, cuja mulher, Catirina, fica grávida e sente desejo de comer língua de boi. Desesperado com medo de a esposa perder o filho, ele resolve roubar e matar o boi de seu patrão para retirar-lhe a língua e satisfazer o desejo de Catirina. 
Em seguida, o Amo do Boi descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para ressuscitar o animal. A magia se concretiza e o boi renasce, fazendo com que tudo vire uma grande festa. O imaginário indígena e detalhes religiosos dos índios, como pajés e feiticeiros, foram incorporados ao boi-bumbá.
Temática  – Este ano, o boi Caprichoso vai para a arena com o tema “O Centenário de uma Paixão”. Serão contatos de forma épica, momentos que marcaram a história do boi, resgatando as principais personagens e as pessoas que ajudaram a construir sua trajetória. O roteiro de apresentação do Garantido vai relatar a história da evolução humana, revelando  a busca pelo conhecimento, curiosidade e convivência pacífica entre os povos.

ASCOM/MTur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços