Minas Gerais se destaca no Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Inscrições para 5ª edição do concurso nacional e 1ª edição do Prêmio ODM Minas podem ser feitas até a próxima terça-feira (02)
Minas Gerais sempre teve bons resultados no Prêmio ODM Brasil. Das 80 práticas vencedoras do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) Brasil, que já está em sua 5ª edição, foram premiados nove iniciativas mineiras. Em 2012, projetos das prefeituras de Alfenas, Contagem, Glaucilândia e Montes Claros foram reconhecidos. Neste ano, além de concorrer à premiação nacional, as prefeituras e organizações da sociedade civil mineiras podem participar também do Prêmio ODM Minas.
As inscrições para os dois prêmios já estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de agosto pelo site www.odmbrasil.gov.br. No concurso nacional serão premiadas as 30 melhores práticas em prol dos ODMs. Além do troféu, as vencedoras terão o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas. Os projetos mineiros inscritos no ODM Brasil concorrem, automaticamente, ao ODM Minas, que premiará 15 ações.
Alfenas
Alfenas foi premiada, em 2012, com o programa Acompanhamento da Gestante (Page). Voltado para a saúde da gestante e para o recém-nascido, o programa acompanha o desenvolvimento da gestação, o pós-parto e as crianças até um ano de idade. O Page realiza e articula ações voltadas para a redução da mortalidade infantil e realização do pré-natal de qualidade.
Essa iniciativa da Prefeitura de Alfenas está em consonância com o ODM “Melhorar a saúde da gestante”, único objetivo que ainda não foi cumprido integralmente em Minas.
Contagem
O projeto “Entre Gêneros – Nova Educação para as Relações de Gênero”, da Prefeitura de Contagem, também foi reconhecido pela quarta edição do ODM Brasil, em 2012. Por meio desse projeto, o poder público municipal sensibiliza e capacita mulheres e homens a partir de 16 anos para o enfrentamento à violência contra as mulheres, além da promoção da igualdade entre os sexos.
No desenvolvimento do projeto, oficinas de formação abordam temas como direitos humanos, relações étnicas-raciais, diversidade sexual, movimentos sociais e participação popular, entre outros.
Glaucilândia
A prefeitura de Glaucilândia venceu no ano passado com o projeto Manejo de Sub-Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras, criado em 2010 para minimizar a escassez de recursos hídricos. O projeto busca compatibilizar a atividade agropecuária com a conservação e a recuperação do meio ambiente, despertando nos moradores do município o espírito de preservação e recuperação do meio ambiente por meio de ações voltadas à melhoria da oferta de água.
Para isso, são realizadas reuniões e oficinas nas comunidades rurais, seminários, palestras, visitas, cursos em educação ambiental, mobilização social e gincana ecológica com tarefas como coleta de lixo e reciclagem.
Montes Claros
Em Montes Claros, o projeto premiado foi o Iguais e Diferentes: Podemos Viver Juntos? (Alain Touraine). O objetivo da iniciativa é incluir crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do Sistema Municipal de Educação de Montes Claros.
O projeto promove a formação de gestores e educadores, além de auxiliares de docência, para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que a rede inclua nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Os prêmios
O Prêmio ODM foi criado em 2004 pelo governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. A edição estadual do prêmio é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Os ODMs foram traçados como um pacto global pelo bem-estar e pelo desenvolvimento humano e concretizado por meio de um documento assinado em 2000 por 191 nações, entre elas o Brasil. As oito metas estabelecidas de melhorias nos diversos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação deveriam ser alcançadas até 2015.
Minas Gerais conseguiu cumprir a quase totalidade dos objetivos antes do prazo estipulado e, em uma iniciativa inédita no mundo, repactuou em 2012 as metas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Além de assumir compromissos mais ousados e desafiadores, o Estado inclui o nono desafio: “Mais segurança e tranquilidade para todos”.
O seminário de lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil será realizado juntamente com o lançamento da 1ª edição do ODM Minas, no dia 4 de julho, em Belo Horizonte, e no dia 5 de julho em Governador Valadares.
Serviço: Seminário para lançamento do Prêmio ODM Minas e da 5ª edição do ODM Brasil
Data: 4 de julho
Local: CDL-BH, na avenida João Pinheiro, 495, Centro – Belo Horizonte
Horário: 8h30 às 17h30
Data: 5 de julho
Local: Teatro Atiaia, na avenida Brasil, 2920 – Governador Valadares
Horário: 9h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços