Estudantes da rede pública de Minas Gerais têm a melhor redação do Brasil

Movimento “Todos Pela Educação” destaca o alto nível de aprendizado nos primeiros anos do ensino fundamental no Estado
Divulgação / SEE
Na redação, a rede pública de Minas ocupou o primeiro lugar do país, com 37% dos alunos no nível adequado
Na redação, a rede pública de Minas ocupou o primeiro lugar do país, com 37% dos alunos no nível adequado
Minas Gerais mantem o destaque, em relação aos demais estados brasileiros, em mais uma avaliação que mede o nível de aprendizado de estudantes do país. O resultado da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC — iniciativa do movimento “Todos pela Educação” em parceria com outras instituições — mostrou que os estudantes da rede pública de Minas Gerais possuem a melhor redação do país.
Para avaliar a escrita dos alunos foi aplicada uma prova de redação focada em três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (que avalia a grafia das palavras, a adequação às normas gramaticais, a segmentação de palavras e a pontuação). Na redação, a rede pública de Minas Gerais ocupou o primeiro lugar do país, com 37,2% dos alunos no nível adequado, seguido pelos estados de São Paulo e Mato Grosso, ambos com 36,2%. Considerando todas as redes, Minas ocupou a segunda posição, com 41,6% dos alunos no nível adequado, ficando atrás apenas de Goiás que tem 42,1%.
A Prova ABC também avaliou os estudantes em Matemática e Leitura. O Estado também tem o maior percentual de estudantes do 3º ano com nível considerado adequado em Matemática, com 49,3%. Em Leitura, o percentual de estudantes no nível considerado recomendável pelo estudo é de 59,1%. Neste caso, Minas ficou no segundo lugar do ranking, atrás de São Paulo, que alcançou 60,1%.
Considerando o sistema público, Minas fica na segunda posição geral em Leitura (55,3% no nível recomendável) e na terceira em Matemática (44,1% dos estudantes no nível recomendável). 
Foco no aprendizado
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, o bom resultado de Minas em relação aos outros estados é resultado das ações que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos em relação à alfabetização.
“Embora seja amostral, a avaliação veio comprovar o trabalho que já estamos desenvolvendo há muito tempo e que tem dado certo. Fomos pioneiros na oferta do ensino fundamental de nove anos. Também temos o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que auxilia o professor no trabalho com o aluno, sempre focando o aprendizado”, destaca a subsecretária.
“A avaliação do Todos pela Educação, embora positiva no intuito de inserir os resultados de Minas Gerais em um contexto nacional, apenas reforça a tendência positiva que as avaliações educacionais aplicadas pela Secretaria de Estado de Educação já percebem nos últimos anos", completa Raquel Elizabete de Souza Santos.
Enquanto a Prova ABC realiza uma avaliação amostral, Minas avalia todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental em relação ao nível de leitura e escrita por meio do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) desde 2006. O último resultado do Proalfa mostrou que 87,3% dos estudantes da rede estadual mineira escrevem, leem, interpretam e fazem síntese em nível recomendável.
“As nossas avaliações, como o Proalfa, são censitárias e por isso nos dão condições maiores de avaliar o desempenho dos alunos e, inclusive, traçar políticas educacionais. O Proalfa, além de ser aplicados aos alunos da rede estadual, também está presente em todas as redes municipais de ensino”, explica Raquel Elizabete de Souza Santos. O percentual de estudantes no nível recomendável se mantém acima dos 85% nas últimas três avaliações.
Campeões da Matemática
A partir deste ano, o Proalfa vai evoluir. Além das provas que vão avaliar o nível de alfabetização dos estudantes, o exame vai contar também com provas de Matemática. “A avaliação é necessária para que se faça uma educação de cada vez mais excelência. Em Matemática, nós sempre tivemos um desempenho melhor, prova disso é que somos hexacampeões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O fato de você avaliar o aluno do 3º ano do ensino fundamental nesse conteúdo nos possibilita traçar propostas e alternativas para este aluno ter a sua trajetória melhor na educação básica”, detalha a subsecretária.
As provas do Proalfa serão aplicadas na última semana do mês de outubro. O exame é aplicado em todas as escolas estaduais de anos iniciais e também é oferecido pelo Governo de Minas a todas as redes municipais de educação do Estado.
Prova ABC
A Prova ABC é uma iniciativa do Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Itaú Social, da Fundação Educar DPaschoal, do Instituto Gerdau e do Instituto Península.
O exame foi aplicado em 2012, no final do ano letivo, e avaliou 54 mil crianças de 2º e 3º ano de escolas públicas e privadas de 600 municípios de todo o País. Todos as unidades da federação fizeram parte da amostra.
Esta é a última edição da prova, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) criou a Avaliação Nacional da Educação (ANA) como um dos eixos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade