Secretaria de Saúde coloca em ação o Plano para o Enfrentamento de Crises
Esquema especial foi montado para casos de atendimento de múltiplas vítimas durante a Copa das Confederações
Rasível dos Reis
Posto Médico Avançado montado em BH pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Isso foi possível porque, há três anos, a Secretaria de Saúde firmou uma parceria com o SAMU de Paris e com a Associação dos Hospitais da capital francesa com o objetivo de construir conhecimento na área de saúde para sediar eventos com grande público, como é o caso da Copa das Confederações. Os hospitais João XXIII, Risoleta T. Neves, Odilon Behrens e o Eduardo de Menezes – este último funcionou na retaguarda, para casos de epidemias e acidentes biológicos com múltiplas vítimas – , estiveram de prontidão e atenderam aos casos de Urgência e Emergência.
“Minas se adiantou. Buscou estruturar sua rede de atenção à saúde por meio da melhoria das estruturas, capacitação dos profissionais, estruturação dos hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, preparação do SAMU e aquisições de equipamentos. A parceria com França, que sediou a Copa do Mundo de 1998, nos auxiliou nessa tarefa”, explica o Coordenador de Urgência e Emergência da SES, Rasível dos Reis.
Além do Posto Médico Avançado, um heliponto estava à disposição para pouso e decolagem de dois helicópteros, no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG. Cada helicóptero contava com uma equipe formada por um médico e um enfermeiro. Atuaram no PMA, que tinha capacidade de atendimento para 150 vítimas, sete médicos, mais seis enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem, além de 16 bombeiros. Também fizeram parte da estrutura utilizada 4 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e motorista) e outras duas de suporte básico (motorista e auxiliar de enfermagem).
Comentários
Postar um comentário