Secretaria do idoso promove palestra

 

 

A delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares, vem à cidade para ministrar o curso
A Secretaria Municipal do Idoso realiza no dia 14 de junho, às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Londrina (OAB – Londrina), que fica na rua Governador Parigot de Souza, 311, a palestra “Vamos romper o pacto do silêncio”, com a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares.

As inscrições para a palestra podem ser realizadas pelo telefone (43) 3372-4502 ou pessoalmente na Secretaria, que fica na avenida Duque de Caxias, 635, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

O evento é para marcar a data de 15 de junho, instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. O objetivo da criação da data é a busca de uma consciência mundial sobre existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não aceitá-la como normal.

A secretária do Idoso, Maria Inez Barroso, ressaltou a importância de se debater a violência contra o idoso. “Muitas pessoas ligam violência apenas à violência física. Porém, não podemos esquecer os maus tratos psicológicos, e até da violência financeira, como os filhos que administram a aposentadoria de seus pais e não repassam o dinheiro a eles, pegam seus cartões e gastam. São diversos tipos de violência que acometem os idosos diariamente”.

Maria Inez Barroso destacou o currículo da palestrante. “A doutora Marli Maurício Tavares é uma das delegadas titulares da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo. Lá são oito Delegacias de Proteção ao Idoso e a experiência que ela trará para compartilhar será muito enriquecedora. Esperamos que as pessoas que trabalham diretamente no atendimento ao idoso se inscrevam e participem da palestra.”

A secretária do Idoso também contou que irá levar à palestra o resultado de uma experiência que a Secretaria está realizando com adolescentes em vulnerabilidade social. “Estamos com um trabalho com adolescentes de algumas entidades da cidade, no sentido de incutir neles a educação em relação ao idoso. Muitos crescem vendo os pais maltratarem seus avôs, avós e tios e isso acaba se tornando normal para a criança. Queremos mudar esse panorama. Cada entidade está trabalhando o assunto de alguma forma. Com cartazes, teatro e escrita”.
Em 2012 foram atendidos, em média, 900 casos, novos e reincidentes, relacionados aos vários tipos de violência contra o idoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade