Governo do Estado prorroga incentivo fiscal para calçadistas

Medida foi sugerida por integrantes do Conselhão e acatada pelo governador
O Governo do Estado prorrogou por mais três meses, de 1º de junho a 31 de agosto, benefício fiscal concedido aos fabricantes de calçado equivalente a 2% sobre as vendas para outros Estados, reduzindo o ICMS de 12% para 10%, para garantir maior competitividade dos produtos gaúchos. O benefício a esse setor – um dos 22 considerados estratégicos pela Política Industrial do Estado – já havia sido concedido no período de fevereiro a maio, especialmente em função da Couromoda, em São Paulo. A medida comunicada pelo governador Tarso Genro nesta quarta-feira (22), atendendo ao pedido do segmento também apresentado por integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).
O benefício foi dado com a expectativa de que aumentassem as vendas, compensando a redução de ICMS concedida. De fato, houve aumento das vendas para outros Estados, mas como os efeitos do benefício foram verificados em um período relativamente curto, não foi possível detectar a suficiente compensação na arrecadação. Com a prorrogação, espera-se que a recuperação da arrecadação seja verificada nos próximos meses. Caso a arrecadação não recupere os patamares anteriores, o benefício será revisado.
"Vamos prorrogar a medida por mais um período, com vistas a verificar com mais profundidade o comportamento das vendas e da arrecadação do setor. Essa redução é um grande esforço por parte do Estado e esperamos que a indústria de calçados de uma resposta positiva também na arrecadação", explica o secretário da Fazenda, Odir Tonollier.
A prorrogação equivale a cerca de R$ 25 milhões em incentivo ao setor, os quais o secretário Tonollier espera que sejam compensados pelo aumento dos negócios realizados, dado que a indústria está comprometida também com o aumento da arrecadação.
A demanda vinha sendo tratada também no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, onde o secretário Marcelo Daneris vem fazendo interlocução com o representações do setor, em razão da sua destacada importância econômica e social para o Estado. O conselheiro Roberto Argenta trouxe o pleito na reunião do Pleno do Conselhão em março e o pedido reforçado pelo conselheiro e presidente da Fiergs, Heitor Muller.
O setor
Base da economia de diversos municípios gaúchos e gerador de mais de 130 mil postos de trabalho, o setor coureiro-calçadista é uma das mais importantes cadeias produtivas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Foi também tema de uma Câmara Temática específica do CDES-RS desde 2011, instalada para aprofundar o debate e elaborar uma pauta com as principais medidas para restabelecer o desenvolvimento do setor, o aumento da produtividade e o fortalecimento das exportações. O grupo concluiu os trabalhos no dia 7 de julho de 2011 e apresentou ao Governo do Estado o Relatório de Concertação, contendo propostas e recomendações dos conselheiros.
Além do benefício prorrogado no dia de hoje, o governo estadual também já havia concedido outro incentivo fiscal ao setor, através do Decreto 49.293, de junho de 2012,  que prevê uma redução para 3% do ICMS sobre o incremento das vendas, em relação a períodos anteriores, das indústrias calçadistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços