Secretaria de Ambiente apreende animais de grande porte abandonados

 

 

Serviço da Sema recolhe apenas animais como bois, mulas e cavalos; ação é decorrente da grande demanda de animais abandonados em Londrina
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) apresentou hoje (3) o balanço das apreensões de animais de grande porte encontrados abandonados pela cidade. Em duas semanas de trabalhos foram apreendidos seis animais entre eqüinos, bovinos e muares, mas, ao todo, a Secretaria recebeu 28 denúncias.

De acordo com o assessor executivo da Sema, Wagner Morena Cansian, o número de animais apreendidos é menor do que o número de denúncias recebidas, porque muitos foram recolhidos por seus donos antes dos fiscais chegarem ao local. Ele ressalta que a Sema faz o recolhimento apenas dos animais de grande porte, mais precisamente cavalos, bovinos e muares, como mulas, burros e jumentos.

O proprietário que tiver seu animal apreendido terá que pagar uma multa de R$ 60,00 mais R$ 3,30 por dia que o animal ficar retido no sítio da empresa licitada que presta serviços para a Sema. Todos os cavalos, bois ou mulas que os técnicos apreendem recebem uma ficha e os fiscais tiram uma foto, o que facilita o reconhecimento do animal. Caso animal não seja reclamado dentro de sete dias, ele será encaminhado para doação.

A ação de recolhimento de animais é necessária, porque muitos proprietários estavam deixando-os em áreas públicas e nas proximidades de vias com grande tráfego de veículos, como avenidas e rodovias movimentadas. “Houve dias em que havia animais pastando em canteiros centrais de avenidas como a JK, o que é um perigo para os motoristas e para os pedestres, porque caso o animal se assuste ele pode vir atacar aqueles que estão passando. Além disso, é proibido deixar o animal pastando em áreas públicas”, esclareceu o assessor executivo da Sema.
Aqueles que encontrarem animais abandonados podem fazer a denúncia através do telefone (43) 3372-4750, das 12h às 18h. A Guarda Municipal (GM) auxilia a Sema no recebimento das denúncias através do telefone 153, mas a responsabilidade pela captura do animal é somente da Sema. Qualquer crítica ou sugestão deve ser protocolada na sede da Sema, que fica na rua da Natureza, 155, jardim Piza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços