SC é favorita ao título de campeã dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs)
Criciúma,


Terceira colocada nos 20º Jogos Abertos Brasileiros (JABs), em 2011, quando disputou a competição pela última vez, Santa Catarina agora é forte candidata ao título de campeã geral. A avaliação é de Osvaldo Juncklaus, diretor-técnico dos JABs e integrante da diretoria de Esportes de Rendimento da Fesporte. “A expectativa é de que equipes catarinenses subam ao pódio em todas as modalidades”, observou. Os 22º JABs foram abertos oficialmente nesta quinta-feira à noite e prosseguem até terça-feira (4) em Criciúma, no Sul do Estado.
A delegação de Santa Catarina tem 203 componentes e disputa 14 troféus das sete modalidades. Apesar de tradicionalmente ficar entre os cinco primeiros colocados, o único título dos JABs conquistado até hoje por Santa Catarina foi há mais de 10 anos. Em 2011, os catarinenses somaram 72 pontos contra 81 do Rio de Janeiro e 100 do campeão São Paulo. Nos oito anos anteriores, SC foi vice-campeã, sempre atrás de São Paulo, que em 2013 não disputa a competição.
“Nos esportes coletivos, com exceção do handebol masculino de Videira, campeão dos Jasc 2012, todas as outras equipes já disputaram ligas nacionais”, destacou Juncklaus. O primeiro colocado da modalidade soma nove pontos; o segundo, sete; o terceiro, seis; o quarto, cinco; e assim por diante.
Um dos destaques da delegação catarinense é o time de vôlei feminino de Rio do Sul, representante do Estado na última Superliga Nacional. O time entra em quadra nesta sexta-feira e enfrentará na chave classificatória as meninas de Sinop (MT), Vitória (ES) e de Santa Maria (RS). Também disputam o torneio os sextetos de Campo Grande (MS), Senador Canedo (GO) e Paracuru (CE). Da competição nacional, o time de Rio do Sul manteve a levantadora Jaque, as centrais Edna e Camila Paracatu, a ponta Priscila e a oposta Vanessa. Na última semana incorporou-se ao time a ponteira Amália Zilio Pereira, que é uma aposta das categorias de base dos times de Santa Catarina. Com 19 anos, a atleta atuava em Joaçava, onde se destacou em competições juvenis. Amália é irmã de Natália Zilio, medalha de ouro na Olimpíada de Londres pela seleção feminina.
Os JABs são disputados nas modalidades masculina e feminina de atletismo, natação, judô, vôlei, futsal, basquete, e handebol. As primeiras medalhas serão entregues nesta sexta-feira de manhã nas disputas de atletismo e natação.
Os Jogos Abertos Brasileiros têm a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os estados, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional. No ano passado, a competição foi realizada em Vitória (ES) tendo São Paulo como campeão geral. Os JABs em Santa Catarina serão organizados pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Criciúma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços