CCT pode votar incentivo a agrotóxico de 'baixa periculosidade'

Paola Lima

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pode analisar, na próxima terça-feira (4), projeto que cria a Política Nacional de Apoio aos Agrotóxicos e Afins de Baixa Periculosidade. O objetivo da proposta é incentivar pesquisas, produção e uso de defensivos agrícolas não sintéticos e de origem natural no controle de pragas – como, por exemplo, o uso da vespa do gêneroTrichogramma spp no combate a lagartas que atacam culturas de cana-de-açúcar, milho e tomate.
A autora da proposta, senadora Ana Rita (PT-ES), após constatar a limitada utilização de recursos naturais no combate a pragas no Brasil, decidiu sugerir mecanismos de estímulo ao desenvolvimento dessas tecnologias em escala industrial. O projeto institui linhas de crédito com juros mais baixos para atender aos produtores rurais que utilizarem agrotóxicos não sintéticos em suas produções.
PLS 679/2011 está na CCT na forma de substitutivo aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O texto considera de baixa periculosidade os agrotóxicos pouco ou não tóxico ao ser humano e ao meio ambiente; com eficiência agronômica no combate à ação danosa de seres vivos considerados nocivos à produção: que evitam a ocorrência de formas de resistência de pragas e de microrganismos; têm custo reduzido para aquisição e simplicidade de manejo e aplicação.
O projeto será analisado ainda, em decisão terminativa, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Só depois, se aprovado, seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade