Aníbal: olimpíadas de conhecimento estimulam ensino público
Da Redação
– Na primeira edição, participaram só escolas de Rio Branco, que é a capital, e Cruzeiro do Sul, que é a segunda maior cidade do Acre. Em 2012, já tivemos uma participação maior: foram 42 escolas de 18 municípios, num total de 17 mil alunos. Agora, para o ano de 2013, o objetivo é envolver perto de 20 mil alunos de todos os municípios.
Ele destacou que o Acre recebeu medalha de ouro numa competição nacional de matemática em 2011 e, em 2012, de língua portuguesa, quando ganhou a experiência desenvolvida pelos alunos da Escola José Rodrigues Leite, em Rio Branco, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio. O relato de prática da professora venceu a 3ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, competição nacional que contribui para o incentivo da escrita e da leitura no Brasil. No texto, ela explica a produção dos alunos e debates acerca, por exemplo, da situação dos milhares de imigrantes do Haiti pelo Acre.
Na
avaliação do parlamentar, olimpíadas sobre matérias escolares
contribuem de forma comprovada para despertar o interesse dos estudantes
em aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas disputadas.
–
Esses jogos têm contribuído muito para incentivar os alunos a estudarem
mais. Essas olimpíadas mobilizam também professores que desenvolvem
todo um trabalho de planejamento, organização e preparação dos temas, o
que acaba resultando em maior capacitação – disse.
Na avaliação de Aníbal Diniz, essas competições contribuem para
despertar o interesse dos estudantes em aprofundar seus conhecimentos
nas disciplinas disputadas.– Esses jogos têm contribuído muito para incentivar os alunos a estudarem mais e mobilizam também professores que desenvolvem todo um trabalho de planejamento, organização e preparação dos temas, o que acaba resultando em maior capacitação – disse.
Para ele, o aumento dos investimentos em educação "é importante, é fundamental, é imprescindível", mas é possível fazer "coisas maravilhosas na educação a partir da dedicação de bons professores".
Internet
Aníbal Diniz considerou também fundamental a ampliação do acesso dos
alunos a internet de banda larga para possibilitar uma formação escolar
de melhor qualidade.— O acesso à internet de banda larga tem papel fundamental para a educação, visto que acelera a incorporação de novos conhecimentos — afirmou.
Agência Senado
Comentários
Postar um comentário