Aníbal: olimpíadas de conhecimento estimulam ensino público

Da Redação
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) apontou em plenário, nesta quarta-feira (29), a importância de competições como as olimpíadas de língua portuguesa e de matemática entre alunos da educação básica como excelentes instrumentos de melhoria do ensino no país. Ele comunicou o lançamento, na semana que vem, da terceira edição das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE) para alunos do ensino médio do Acre. E ressaltou que o número de participantes desde a primeira, em 2011, é crescente.
– Na primeira edição, participaram só escolas de Rio Branco, que é a capital, e Cruzeiro do Sul, que é a segunda maior cidade do Acre. Em 2012, já tivemos uma participação maior: foram 42 escolas de 18 municípios, num total de 17 mil alunos. Agora, para o ano de 2013, o objetivo é envolver perto de 20 mil alunos de todos os municípios.
Ele destacou que o Acre recebeu medalha de ouro numa competição nacional de matemática em 2011 e, em 2012, de língua portuguesa, quando ganhou a experiência desenvolvida pelos alunos da Escola José Rodrigues Leite, em Rio Branco, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio. O relato de prática da professora venceu a 3ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, competição nacional que contribui para o incentivo da escrita e da leitura no Brasil. No texto, ela explica a produção dos alunos e debates acerca, por exemplo, da situação dos milhares de imigrantes do Haiti pelo Acre.
Na avaliação do parlamentar, olimpíadas sobre matérias escolares contribuem de forma comprovada para despertar o interesse dos estudantes em aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas disputadas.
– Esses jogos têm contribuído muito para incentivar os alunos a estudarem mais. Essas olimpíadas mobilizam também professores que desenvolvem todo um trabalho de planejamento, organização e preparação dos temas, o que acaba resultando em maior capacitação – disse.
Na avaliação de Aníbal Diniz, essas competições contribuem para despertar o interesse dos estudantes em aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas disputadas.
– Esses jogos têm contribuído muito para incentivar os alunos a estudarem mais e mobilizam também professores que desenvolvem todo um trabalho de planejamento, organização e preparação dos temas, o que acaba resultando em maior capacitação – disse.
Para ele, o aumento dos investimentos em educação "é importante, é fundamental, é imprescindível", mas é possível fazer "coisas maravilhosas na educação a partir da dedicação de bons professores".
Internet
Aníbal Diniz considerou também fundamental  a ampliação do acesso dos alunos a internet de banda larga para possibilitar uma formação escolar de melhor qualidade.
— O acesso à internet de banda larga tem papel fundamental para a educação, visto que acelera a incorporação de novos conhecimentos — afirmou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade