ODKV leva o prazer de pedalar a deficientes visuais

Neste domingo (19/5), cegos e deficientes visuais poderão desfrutar do prazer proporcionado por uma bicicleta. Em parceria com a ong Embrião, o Coletivo Marcelo Sgarbossa (PT) promoverá uma atividade especial na Usina do Gasômetro, na Capital. A partir das 15h, estarão disponíveis algumas bicicletas adaptadas, conhecidas como ODKV (o de cá vê), desenvolvidas especialmente para quem enfrenta dificuldades de visão.
A iniciativa de inclusão foi organizada durante o encontro entre o diretor da ong, Josué Guimarães, e o companheiro Beto Flach, no gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa, no dia 15 de abril. Com sede em Alvorada, a Embrião atua em diversos municípios do Estado. Junto a outras instituições e organizações, também conta com bicicletas especiais para cadeirantes e usuários de muletas.
Um dos projetos pedagógicos da ong busca envolver professores, alunos e a comunidade no tema da preservação ambiental. Com o nome de Educação Ecológica com Xadrez nas Escolas, a iniciativa destaca a importância da reciclagem de materiais descartáveis. “Usamos a técnica chinesa da papietagem (utilização de papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto) para confeccionar peças gigantes de xadrez. Além de treinar a parte lógica com o jogo, as crianças exercitam a coordenação motora, aprimoram a criatividade e valorizam a parceria em favor do meio ambiente”, contou Guimarães.
A Embrião também incentiva os alunos a recolherem pilhas, baterias e outros materiais tecnológicos, além do óleo de cozinha usado. O esforço é recompensado com a troca por peças de xadrez feitas em gesso. Com isso, as crianças e adolescentes adquirem suas próprias peças do jogo, ao mesmo tempo em que combatem o descarte de materiais nocivos à natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços