Vereadores vão votar detector de metais nas escolas




O vereador Luisinho Tereré (DEM) protocolou, na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim, um projeto de lei que obriga a instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal e particular, nas escolas com mais de 250 alunos por turno
“O aumento do nível de violência nas escolas públicas e particulares tem sido noticiado freqüentemente pela imprensa. Como exemplo, temos o massacre na escola de Realengo no Estado do Rio de Janeiro. Se aquela escola tivesse o detector, a tragédia possivelmente não teria acontecido. Por esse motivo queremos proteger os alunos e professores de educandários de Cachoeiro”, disse Tereré
A lei propõe que o ingresso de toda e qualquer pessoa em estabelecimentos de ensino da rede pública municipal e particulares, sem exceções, esteja condicionado à passagem por um detector de metais e da inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade.
O projeto tem fundamento nas experiências em programas de segurança contra a violência pessoal e patrimonial, nos quais se identifica que os detectores de metais, acrescidos da inspeção visual monitorada dos pertences, podem coibir a entrada de objetos que facilitem atividades criminosas.
Será concedido um prazo de 180 dias, a contar da entrada em vigor da lei, para que todas as escolas públicas municipais e particulares adotem a medida. O projeto de lei está em andamento na Câmara de Cachoeiro e a previsão do vereador é de que seja votado na próxima terça-feira (7).


Apreensão de drogas e armas


A criminalidade está cada vez mais presente nos educandários de Cachoeiro de Itapemirim. Somente no mês de maio deste ano duas ocorrências foram registradas no município.
No dia 10 de maio, durante um patrulhamento nas escolas, a Guarda Municipal localizou drogas com um menor de 14 anos em uma escola no bairro Novo Parque. De acordo com a Guarda Municipal, a coordenadora do colégio informou que alguns alunos do 7º ano estariam fazendo apologia ao uso de drogas dentro da sala de aula. Após a conversa, foi realizada uma busca pessoal em alguns alunos e com um deles foram encontradas 23 buchas de maconha. De acordo com o adolescente, a droga era para consumo próprio.
Já no dia 11 de maio deste ano, guardas do serviço de ronda escolar da Guarda Municipal apreenderam uma espingarda de calibre 38. A arma foi encontrada dentro da mochila de um aluno de 16 anos, em uma escola profissionalizante de Cachoeiro.
De acordo com as informações da GM, a arma estava sendo utilizada para ameaçar dois alunos da escola. Dias antes da apreensão da arma, o aluno havia entrado em uma confusão com outros jovens, o que criou uma rivalidade entre eles.
Nos dois casos os menores foram apreendidos e encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, onde foram entregues às autoridades policiais para as providências cabíveis.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade