Do barroco ao classicismo: OST toca no Música Depois da Missa



Neste domingo (05), a viagem da Orquestra Sinfônica de Teresina será mais curta, pois nos mostrará duas escolas temporalmente próximas, onde uma antecede a outra. Poderemos assistir a interpretação de dois compositores, um clássico e um barroco, pela regência do maestro Aurélio Melo às 11h, gratuitamente, no Palácio da Música.
O primeiro compositor apresentado será o alemão Georg Friedrich Händel. A música barroca caracteriza-se pelo uso de complexos contrapontos tonais, ornamentos e tonalidades maiores e menores, como meio de administrar a dissonância e o cromatismo na música. Os inícios da forma sonata foram estabelecidos, com a noção mais formal de tema e variações. Instrumentos de teclado como cravo e órgão tornaram-se gradativamente mais populares.
Em seguida, será a vez de levar ao conhecimento do público, a obra do austríaco Franz Joseph Haydn. No período clássico, o piano se tornou o principal instrumento de teclado e a música de câmara cresceu, passando a abranger grupos com 8 ou até 10 músicos, em serenatas. A sinfonia despontou como forma musical, e o concerto foi desenvolvido até se tornar um veículo para demonstrações de virtuosismo técnico dos instrumentistas. As orquestras dispensaram o cravo, que fazia parte tradicional do estilo barroco, e passaram a ser regidas pelo primeiro-violino, o spalla.
Todo primeiro domingo do mês, a Orquestra Sinfônica de Teresina é a encarregada de levar lazer, cultura e educação à população depois das missas de domingo. Grupos musicais se apresentam todo domingo às 11h no Palácio da Música, localizado no cruzamento das ruas Treze de Maio e Santa Luzia – Centro.
O projeto Música Depois da Missa é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Associação dos Amigos da Orquestra. A ideia é que, ao término das missas matinais de domingo, as pessoas tenham um espaço público gratuito para se entreter com boa música durante uma hora. “Pretendemos dar oportunidade de atividades à população aos domingos pela manhã”, diz Abiel de Sousa, diretor da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina, que recebe o apoio da FMC.
No decorrer do ano, a OST também se dedicará ao russo Tchaikovsky, cuja suíte Nutcracker, em português, O Quebra Nozes, será apresentada ao fim do ano.


Serviço
Evento: Música Depois da Missa

Data: 05/06/11

Horário: 11h

Local: Palácio da Música

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços