Dia Internacional da Criança Desaparecida é marcado por mobilizações




Objetivo dos eventos foi divulgar a Lei da Busca Imediata entre a população e órgãos oficiais

do Portal Pró-Menino

Em 25 de maio, última quarta-feira, comemorou-se o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Para mobilizar a população, uma série de eventos foi realizada em todo o país, como caminhadas, manifestos e passeatas, além de uma audiência pública em Brasília (DF).

Segundo Alice Bittencourt, coordenadora do direito à convivência familiar e comunitária da Secretaria de Direitos Humanos, essas mobilizações são essenciais para divulgar a lei da busca imediata, decretada e sancionada em 30 de dezembro de 2005. “Isso porque, apesar de a lei existir, é necessário que ela seja cumprida pelos policiais civis e militares dos Estados. Muitos deles, por falta de capacitação, falam para os parentes esperarem algumas horas, para ver se a criança volta para casa. O problema é que essa espera é preocupante, já que a criança pode ser vítima de tráfico de pessoas e de órgãos e de exploração sexual”.

Para informar os policiais sobre as diretrizes corretas no caso de desaparecimento de pessoas, a Secretaria de Direitos Humanos fechou uma parceria com a Fundação Antares para oferecer um curso de capacitação às polícias estaduais. “Já oferecemos o curso em 12 Estados este ano e, até novembro, realizaremos mais três”, conta Alice.

25 de maio

A data foi escolhida em memória ao desaparecimento do menino americano Etan Patz, de seis anos de idade. O episódio aconteceu em 1979, nos Estados Unidos. A data ganhou proporções nacionais em 1983, quando o presidente Ronald Reagan proclamou o Dia Nacional da criança Desaparecida. Em 1986, o dia ganhou reconhecimento internacional.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços