Orçamento é coisa séria

Sem a garantia do orçamento, não há política pública. A partir desta constatação o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), está incentivando os Conselhos Estaduais similares a participarem do processo de elaboração dos orçamentos públicos locais. Neste ano, os governos elaborarão o PPA - Plano Plurianual, documento que serve de referência para os próximos quatro anos; e consolidarão, ainda, dos orçamentos anuais (LOA - Lei Orçamentária Anual) e as metas para o próximo exercício (LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias). Em âmbito federal. O PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto (a cada 4 anos); a LDO até 15 de abril (anualmente) e a LOA até 31 de agosto (anualmente). Os conselhos devem ficam atentos para as datas de elaboração e consolidação do projeto de lei orçamentária pelo Poder Executivo e seu envio para o Poder Legislativo, apontando as demandas mais urgentes na área da infância e adolescência, visando a garantia de políticas públicas para esta população e a fiscalização e transparência da administração dos recursos públicos.

Escola sem homofobia

A Articulação de Mulheres Brasileiras - organizada em 23 estados brasileiros na forma de núcleos, articulações, redes e fóruns estaduais de dezenas de organizações de mulheres feministas - da qual faz parte o Coletivo Leila Diniz, associando-se às muitas manifestações dos movimentos sociais, lançaram um manifesto contra o veto da presidenta Dilma Rousseff ao material educativo "Escola sem homofobia". No documento, alertam que o material pedagógico, ao longo de sua produção, foi analisado e aprovado por distintas organizações: Ministério da Justiça, Conselho Federal de Psicologia, UNESCO e UNAIDS, União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e teve uma moção de apoio aprovada pela Conferência Nacional de Educação. Denunciam a manipulação grosseira de informação praticada pelos oponentes dos direitos humanos e das liberdades democráticas, que fazem circular informações incorretas e vídeos falsos apresentados como se fossem parte deste kit pedagógico. Exigem a apuração e punição dos responsáveis pela produção intencional e divulgação proposital de informações falsas a este respeito; e finalizam esperando que o governo da Presidenta Dilma não recue da defesa dos direitos humanos, e não ceda mais uma vez diante da pressão e do obscurantismo dos setores religiosos.

Negociação na Educação

A Secretaria de Educação do Estado reúne-se às 17h com o Sindicato dos Professores para reiniciar as negociações buscando finalizar com o movimento paredista. Segundo a secretária Bethânia Ramalho, o governo estuda um modelo diferenciado para atender parte das reivindicações da categoria, reconhecendo que a categoria dos educadores historicamente foi "abandonada". Para recuperar o tempo perdido, disse que pretende convocar a sociedade, para o desenvolvimento de um plano de ação que eleve a educação ao patamar de dignidade, de onde nunca deveria ter saído.

Onofre assume a Procuradoria Será dia 29 de junho, a partir das 20 horas no Teatro Alberto Maranhão, a solenidade de posse de Manoel Onofre Neto, no cargo de procurador-geral de Justiça. Com uma história ligada aos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens - chegou a ser presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança, Onofre foi eleito à unanimidade para um segundo mandato, em meio aos desafios dos interesses e vaidades que caracterizam o Judiciário e o Ministério Público.

Tecnologia social

Identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Estes são os objetivos do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011, que vai premiar nove iniciativas, no valor de R$ 80 mil cada - sendo cinco para as categorias regionais (um para cada região do país) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e uma nova categoria: "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". As inscrições podem ser feitas por meio do portal www.fbb.org.br/tecnologiasocial até o dia 30 de junho.

Capacitação de conselheiros Vai até o dia 8 de junho as inscrições para o curso "Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente", realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O edital com as normas para o processo de seleção estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ead.fiocruz.br/home/.

É brincadeira!!! O Dia Internacional do Brincar, celebrado ontem, 31 de maio, passou em branco no RN.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços