COHAB anuncia a construção de 15 casas na região norte

Obras serão realizadas com recursos recuperados de obra executada em 2004; serão construídas nos jardins Novo Horizonte, Itapoá e dos Campos
O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (2), durante coletiva semanal ocorrida em seu gabinete, a ordem de serviço de 15 casas que vão beneficiar famílias carentes moradoras em fundos de vales da região norte. Os recursos para a realização da obra, na ordem de R$ 447.201,24 mil, foram recuperados de uma obra realizada em 2004 no Residencial Primavera, na região oeste da cidade.
As casas terão 29 m² e vão contar com um quarto, sala, cozinha e muro de arrimo. Esse empreendimento atende famílias com renda de até três salários mínimos e que ocupam áreas em fundo de vale e de preservação permanente. Dez delas serão localizadas no jardim Novo Horizonte; três no jardim Itapoá e duas no jardim dos Campos, todas na região norte. A construtora responsável pela obra é a Virtual Construções Civis Ltda do empresário Silvio Rocha Rachid.
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), João Verçosa Silva, o recurso normalmente seria devolvido, mas, com o empenho da Prefeitura e da COHAB, ele será destinado à construção de moradia aos mais necessitados. “Foi um esforço muito grande, que vem para provar que dá para otimizar, ao máximo, os recursos captados pelo município. Não deixamos perder nada”, disse Verçosa.

Das quinze famílias que serão realocadas, cinco são remanescentes da desocupação do Fundo de Vale do Córrego Sem Dúvida (Fundo do Jardim Primavera), cinco serão retiradas do Fundo de Vale do Conjunto Habitacional Vivi Xavier e cinco serão realocadas do Fundo de Vale do jardim Marieta. “Todas as famílias receberão gratuitamente o título de propriedade de suas residências”, contou.
Com a construção dessas 15 unidades habitacionais, a COHAB e o município comemoram a construção de 4.440 unidades entregues às famílias com renda de até três salários mínimos. “Essas casas serão construídas em terrenos já urbanizados, com infraestrutura de esgoto e asfalto. É um verdadeiro resgate da cidadania”, afirmou o presidente da COHAB.
Após a desocupação e realocação das famílias, as áreas de fundo de vale passarão por um processo de limpeza e recuperação ambiental a ser realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente. O prazo de execução da obra é de três meses.

Acessibilidade

A COHAB e a prefeitura também vão entregar mais uma casa totalmente adaptada para uma família moradora da invasão Shekinah, nos fundos do conjunto Vivi Xavier, que tem três adolescentes com deficiência física. A 16ª casa que também deve estar pronta dentro de três meses será construída pela Monasa Engenharia no jardim Viena e custará R$62.999.
A família vai residir em uma casa construída dentro do padrão de acessibilidade. Segundo o presidente da COHAB, João Verçosa Silva, a casa terá 59m² e contará com dois quartos adaptados para acolher os adolescentes com necessidades especiais e mais sala e cozinha.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços