SPAIC e Siemens explicaram alergias às crianças

A Siemens e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) promoveram no Dia Mundial da Criança uma manhã diferente centrada no tema das alergias. A iniciativa teve como protagonista o Gigante Atchim, um personagem da Disney, e envolveu 75 alunos com idades entre os seis e os oito anos.


As alergias em Portugal são cada vez mais frequentes, em especial entre as crianças, sendo neste grupo etário que se iniciam, na maioria dos casos, as manifestações alérgicas. Existem mais de um milhão de habitantes com asma e mais de dois milhões com rinite alérgica.

A falta de diagnóstico é ainda um problema e muitas crianças alérgicas não se encontram controladas por não fazerem prevenção, quer com recurso a medicamentos e vacinas, quer evitando os alergénios que agravam as suas queixas e afectam muito a qualidade de vida.

O livro "Mickey e o Gigante Atchim" resultado de uma aliança internacional entre a Siemens e a Disney, e deu o mote a uma manhã destinada à sensibilização de crianças e encarregados de educação para a importância de um diagnóstico preciso, possibilitando a prevenção específica das alergias e a redução do seu impacto.

A partir da leitura teatralizada da história foi conduzida uma mini-aula, de modo a estabelecer uma ligação entre o livro e os aspectos mais técnicos das alergias, salientando os efeitos dos "inimigos" microscópicos, como é o caso dos pólenes e dos ácaros, contra os quais "explode" o sistema imune dos alérgicos.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços