Curando com histórias - 2ª edição - 2011


- A inclusão dos pais na consulta terapêutica das crianças

Autor(es):

Gilberto Safra

Editora:


Sobornost

Área(s):

Psicologia / Psicanálise, Pedagogia / Psicoped.

ISBN: 8599207040


Páginas:102 pág.


Preço: R$ 33,00
Disponibilidade: 1 dia útil + prazo do frete

Descrição:

Curando com histórias
Um clássico de Gilberto Safra agora em 2ª edição, com nova apresentação do autor.

Este livro é vendido exclusivamente através da Livraria Resposta.


Sobre Curando com histórias

Este livro é voltado tanto aos profissionais da área clínica quanto às famílias e principalmente aos pais. Trata-se da apresentação, bastante didática, de um método de consulta terapêutica através da qual são criadas histórias infantis que levam em consideração a problemática enfrentada pela criança e buscam uma forma de superá-la.

Este procedimento terapêutico, além de respeitar o mundo imaginativo que é fundamental a todo ser humano, possibilita aos pais uma participação ativa no tratamento de seu filho(a), não só auxiliando na elaboração da história, mas a contando à criança. Há também um efeito terapêutico sobre o pai e a mãe, uma vez que estes recuperam a confiança na capacidade de promover o desenvolvimento de uma criança antes paralisada por angústias que, geralmente, decorrem de dificuldades dos próprios pais.

Este trabalho, escrito em 1984 como dissertação de mestrado de Gilberto Safra, foi agora totalmente revisto por ele, incorporando a experiência e a evolução do seu pensamento teórica resultantes de um percurso clínico de mais de vinte anos.

Kleber Duarte Barretto (extraído do Prefácio do livro)






Veja o que diz o autor a respeito do método apresentado neste livro

Ao observar o que a Psicologia Clínica em nosso meio tem a oferecer para o atendimento da população infantil, notamos que temos basicamente o diagnóstico e a psicoterapia, esta última sempre de longo prazo e de custo muito alto.

No trabalho diário do psicólogo clínico, é cada vez maior a necessidade de contar com procedimentos que possibilitem intervir em momentos em que, pelo incremento da angústia, ocorre uma parada no processo maturacional da criança e o aparecimento de sintoma indicador de conflito, ou naquelas situações de crise provocadas pelo fluxo natural da vida (mortes, mudanças, separações, etc.). Por outro lado, necessitamos também que estes procedimentos sejam economicamente viáveis e portanto passíveis de serem usados no trabalho preventivo e institucional.

Uma das soluções está neste método de consulta terapêutica, através do qual, com no máximo três sessões, tenta-se trabalhar com a angústia emergente da vida emocional infantil.

É um procedimento que utiliza histórias infantis como meio de intervenção, por ser uma forma lúdica de expressão compatível com a vida mental da criança e também pelo fato de as histórias favorecem o aparecimento dos conceitos winnicottianos de espaço potencial e de fenômenos transicionais, fenômenos esses que são fundamentais para que o trabalho seja realizado sem que a criança se sinta invadida e para que lhe seja possível retomar criativamente o devir do seu self.

Gilberto Safra

Livraria Resposta: http://www.livrariaresposta.com.br/promocoes.php?id=556

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços