I Fórum de Práticas Sustentáveis

Reinventando os Caminhos de Conhecer







A proposta do Fórum nasceu da necessidade de estreitar elos de amizade e de trabalho tecidos entre pessoas, grupos, movimentos e organizações públicas e privadas comprometidos com a construção de novas relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Orientados por esta utopia, temos apostado em caminhos de educação contra a barbárie e incentivado a criação, o registro e a difusão de práticas de articulação solidária, político-afetiva, libertária, ecológica. Iniciativas sustentáveis que se expressam em macro e micro movimentos de religar seres humanos e natureza, dizer não ao antropocentrismo, ao racionalismo, ao individualismo e ao consumismo.
A criação do Fórum Reinventando os Caminhos de Conhecer vem da necessidade de debater e difundir experiências que convidam ao calor das relações humanas, apostando em movimentos de criação estética, quebra da ditadura da mente sobre o corpo, expressão de sentimentos, reverência e cuidado com a natureza, brincadeira, encontro, partilha...
Num momento em que o desafio não é mais o de ensinar às novas gerações a reprodução da sociedade industrial, mas a produção de uma nova sociedade sustentável, é fundamental a apropriação dos caminhos que temos trilhado na perspectiva de ultrapassar os muros da escola para conhecê-lo de verdade, ao vivo e a cores. O movimento de socializar nossas experiências concretas tem o sentido de refletir sobre o que fazemos: para poder seguir reinventando caminhos de conhecer, precisamos compreender os fundamentos e as metodologias através das quais elas se materializam, assim como dificuldades, êxitos, contradições.
Apostando nas trilhas da natureza, do corpo, das artes, das tecnologias limpas e das tradições ancestrais, nosso Fórum é um espaço aberto aos que sonham e buscam a concretização de novos modos de pensar, sentir e viver vida. Convidamos você a estar conosco neste movimento de releitura e recriação!



GITAKA/UNIRIO

(Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental)

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade