Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 está pedindo a inserção na Rede. Segue abaixo um resumo da proposta do NUMPEC:



Criado em 1992, o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos (NUMPEC) se constitui em espaço de debate científico e político sobre infância e Educação Infantil (EI), que integra atividades de pesquisa e extensão e, desde 1997, a Creche - UFF. Assim, o NUMPEC tem como espaço de pesquisa privilegiado (mas não único) a Creche - UFF, o que possibilita um desenho institucional que articula atividades de pesquisa com processos de intervenção relacionados com a formação de profissionais de Educação Infantil (da Creche - UFF e de outras unidades de Educação Infantil da região) e, ainda, com o atendimento à criança pequena.

Com uma equipe da UFF que integra professores, pesquisadores, técnicos e alunos de Psicologia, Educação, Serviço Social e Nutrição, o NMPEEC desenvolve estudos teóricos e empíricos sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil, formação (inicial e continuada) dos profissionais de EI e, ainda, formas de organização político-pedagógica de unidades de Educação Infantil em suas relações com as famílias. Conta ainda com parcerias estabelecidas na Europa, América do Norte e Latina (Argentina, Colômbia).

O NUMPEC adota perspectivas teórico-metodológicas diversas e complementares visando aprofundar nossa compreensão do mundo infantil e de suas conquistas e avanços, considerados em suas relações com famílias e instituições/contextos educativos. Adotando abordagens teórico-metodológicas de base sócio-cultural e interacionista, define como foco principal de análise o contexto educativo da criança pequena, em que se articulam práticas pedagógicas e de intervenção com processos relacionados ao desenvolvimento humano. Para tanto, a equipe trabalha com um quadro analítico geral que pretende integrar múltiplas dimensões da atividade humana, tanto adulta como infantil, articulando aspectos da ação/experiência, da linguagem/representação e do conhecimento de um lado, com as esferas da afetividade, subjetividade e cultura de outro.

A atual Coordenadora é Ângela Meyer Borba (Profª. da Faculdade de Educação da UFF) e o telefone para contato: (21) 9622-2383.



Por favor votem e enviem as resposta diretamente para meu e-mail: milla@primeirainfancia.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços