Reitores das universidades estaduais em greve analisam contraproposta do governo
A justiça considerou abusiva a greve e determinou que os docentes voltassem as atividades


Os reitores das quatro universidades estaduais que estão em greve se reunirão na tarde desta quinta-feira (02) com representantes do governo do estado para analisar a contra proposta oferecida por eles.
Representantes dos professores, estudantes e funcionários das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), continuam ocupando a galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa desde a manhã desta terça-feira (31).


Professores acampam na Assembleia Legislativa durante protesto

A justiça considerou abusiva a greve e determinou que os docentes voltassem as atividades na manhã de hoje, porém os professores afirmaram que não foram comunicados oficialmente sobre a determinação.

Encontro com Marcelo Nilo
Na tarde de ontem os grevistas entregaram um documento ao presidente que declara como improbidade administrativa o não pagamento dos salários dos professores referentes ao mês de abril.

Segundo Marcelo Nilo, o documento e uma liminar de justiça apresentados pelos professores devem ser analisados por uma mesa diretora. Caso a mesa julgue pertinente o argumento da categoria, o governador Jaques Wagner deve ser convocado pela AL para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Justiça

Uma decisão proferida pelo juiz Mário Soares Caymme Gomes determinou que os docentes da Uneb retornassem em 24 horas ao trabalho, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), ré no processo.
Pelo entendimento da Justiça, a greve dos professores da Uneb é “abusiva” e vem sendo “exercida de maneira exageradamente ofensiva ao direito transindividual à educação”. O juiz ainda declara em seu parecer que “não pode ser tolerado que todos os docentes simplesmente ‘cruzem os braços’ sem prestar serviço algum, pondo em risco o ano letivo”.
Os professores da Uneb, entretanto, afirmam que não foram comunicados formalmente e por conta disso não retomaram as atividades nesta quinta-feira (2).

Histórico da greve

O movimento teve início no dia 8 de abril, quando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) entraram em greve. Três dias depois, no dia 11 de abril, foi a vez dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decretarem a greve. Por último, no último dia 26, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ingressaram no movimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade