Piauí terá representante no I Encontro Internacional de Cineastas da Juventude


O I Nossas Américas - Nossos Cinemas reunirá jovens realizadores latino-americanos e caribenhos para intercâmbios culturais e estéticos entre os dias 23 e 26 de maio em Sobral, localizado a 235Km da capital cearense para difundir as novas produções audiovisuais e contribuir com o debate teórico e técnico entre os profissionais.

O encontro que possibilitará o contato e o intercâmbio entre os jovens realizadores da América Latina e do Caribe, terá a  artista plástica e documentarista Jaqueline Bezerra que lançou recentemente "Quebrando o Tabu" , um documentário que revela a vida e obra do ator e bailarino Fernando Freitas e lançará em 2013 um documentário e o livro sobre os Quilombos no Piauí, como representante do Estado.

Os realizadores como são chamados os representantes, participarão de mesas temáticas, palestras e mostras de filmes, em busca de novas formas de organização, de trocas e vivências que possibilitará  o contato e intercâmbio entre jovens que vem desenvolvendo cinematografias independentes, experimentais, populares e a partir das novas tecnologias digitais.

O encontro contará com convidados como Ana Paula Santana, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MINC), o ator Sergio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do MINC, o cineasta Humberto Rios, do Encontro de Documentaristas Latino Americanos do Século XXI, a atriz e cineasta Helena Ignez, o cineasta canadense Michel Regnier e os realizadores Eryk Rocha e Geraldo Sarno.

Ainda durante o encontro será realizado o I Moitará de DVDS, CDs e livros, que possibilitará a ampla integração entre os convidados latino-americanos e caribenhos com os jovens brasileiros. Ao final do evento, deve ser escrita e divulgada uma carta de princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe. O Brasil, ao abrigar um evento como esse, destaca sua importância como polo cultural da América Latina e reconhece a cultura como fator de desenvolvimento sustentável.

Segundo a organização, a escolha de Sobral como sede do encontro não é aleatória, para Barbara Cariry, diretora geral do I Nossas Américas - Nossos Cinemas, a ideia é realizar ações em centros urbanos do interior, onde já acontece um trabalho cultural significativo e apresenta um núcleo de produção audiovisual emergente, a partir do trabalho já realizado pela Escola de Ofícios e Artes (ECOA) e pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). “Esta produção precisa ser incentivada e vista, por isto estamos levando também para Sobral oficinas de formação e mostras de cinema de jovens realizadores de vários países, além de uma mostra com a produção local", afirma a diretora geral.

O I Nossas Américas - Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, Sereia Filmes e Instituto Internacional de Intercambio e Cooperação Artístico e Cultural (INTERARTE). Os apoiadores são a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), o Conselho Nacional de Cineclubes - CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços