Brasil tem bases para enfrentar crise internacional, diz Valadares

Da Redação
Ao comentar a audiência pública com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (22), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse acreditar que o Brasil tem bases econômicas e fiscais sólidas para enfrentar o agravamento da crise econômica internacional que se anuncia para os próximos meses.
Na audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), informou Valadares, Mantega discorreu sobre a atual situação econômica do Brasil e do cenário internacional.
- O ministro Guido Mantega voltou a garantir que o Brasil não tem que se preocupar com o enfrentamento dessa crise, uma vez que os fundamentos econômicos do nosso país são precisos, bem aplicados e bem utilizados, visando dar equilíbrio às nossas contas, conter o processo inflacionário e manter o crescimento – afirmou o senador.
Segundo Valadares, o ministro afirmou que o Brasil tem solidez fiscal, com reservas em moedas internacionais de quase US$ 400 bilhões; mercado consumidor fortalecido; mercado de trabalho em expansão; medidas pontuais de diminuição de juros; inflação em queda e câmbio sob controle.
Entretanto, de acordo com o relato do senador, Mantega disse que a situação econômica internacional está se agravando, o que acarretará baixo crescimento econômico e recessão em todo o mundo.
Apesar disso, garantiu o ministro, o governo continuará investindo na infraestrutura, adotando medidas para conter o processo inflacionário e para manter os juros em patamares civilizados.
Valadares também elogiou as recentes alterações na remuneração da poupança promovidas pela presidente Dilma Rousseff. Em sua avaliação, trata-se de medida acertada que ajudará o país a controlar a inflação e os juros.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços