Para Lídice da Mata, 10% do PIB devem ser investidos em educação pública

Da Redação
Em discurso nesta quarta-feira (23), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) propôs que o Brasil invista 10% do produto interno bruto (PIB) em educação básica. O tema foi discutido nesta manhã em audiência pública na Comissão de Educação (CE).
- Que nós possamos firmar no Senado e no Congresso a ideia indispensável para o Brasil de investir 10% do PIB em educação, se quisermos sair do apagão de mão de obra e alcançar os países desenvolvidos no que diz respeito ao crescimento da educação pública – disse.
Na audiência foram citados dados que mostraram os diferentes níveis de acesso ao conhecimento e aproveitamento escolar entre as regiões brasileiras, com flagrantes desigualdades, em prejuízo do Norte e do Nordeste. Enquanto a média brasileira é de 53% de estudantes que alcançaram o nível de conhecimento esperado na escrita, por exemplo, no Norte a média é de 30,3%, no Nordeste de 33% e no Sul é de 65,6%. As disparidades nos índices, sempre com os menores números no Norte e no Nordeste, são semelhantes em quesitos como leitura, matemática e até em metas como “jovens que concluem o ensino médio até os 19 anos”.
- A política educacional tem que ter um regramento de diferença de investimento e de política pública, para garantir que Norte e Nordeste brasileiros tenham o mesmo nível de desempenho dos níveis de Sul e Sudeste no que diz respeito à educação pública básica no Brasil – sugeriu.
Lídice da Mata também classificou de “indispensável” que pelo menos 50% dos recursos obtidos com os royalties do petróleo da camada de pré-sal sejam voltados para os gastos com educação básica. Na opinião da senadora, o percentual mínimo da vinculação dos gastos deve ser de 50%, para que os prefeitos tenham condições de investir na educação básica do país.
- É grave situação da educação básica pública no país, apesar dos enormes avanços, como nos investimentos em educação realizado nos últimos oito anos de governo – afirmou.

Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços