Pedro Taques denuncia fome, miséria e abandono dos índios cintas-largas

Da Redação
O senador Pedro Taques (PDT-MT) manifestou nesta quarta-feira (23) sua preocupação com o povo indígena cinta-larga, que há dez anos tem sido vítima da exploração ilegal de diamantes em seu território. Segundo o senador, dos dois mil índios cintas-largas que habitam quatro reservas em Rondônia e Mato Grosso, a maioria está mergulhada na miséria.
- Os índios estão passando fome, não têm saúde ou educação de qualidade. Suas moradias, quando existentes, são as mais precárias possíveis. Faltam estradas. Falta tudo. Deve ser um dos raros casos em todo o mundo em que uma riqueza serve apenas para trazer pobreza e sofrimento.
Segundo Pedro Taques, o conflito entre índios e invasores tem feito dezenas de vítimas: no confronto mais divulgado, em abril de 2004, morreram 29 pessoas. Para ele, essa é apenas a face mais visível da tragédia dos cintas-largas, que também sofrem com a desintegração da etnia e dos costumes, com a influência do álcool e com a crescente interferência do “apego aos bens materiais, próprio da sociedade consumista” nas relações comunitárias.
O senador pediu mais atuação do Ministério da Justiça pelos cintas-largas, argumentando que o governo federal “não pode fazer olhos desarmados para esse genocídio”.

Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade