Qualidade da educação é pior na Região Norte, diz representante de movimento

Da Redação
A diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, citou, durante audiência pública nesta quarta-feira (23) no Senado, dados para demonstram a qualidade inferior da educação oferecida na Região Norte do país. A reunião debate as dificuldades do Brasil para cumprir as metas de educação.
Segundo informou, a média nacional dos jovens de 19 anos que concluíram o ensino médio é de 50%; no Sul, está um pouco acima de 60%, enquanto na Região Norte fica em apenas 30%. Conforme disse, as disparidades entre as regiões se dão também ao se avaliar a situação dos alunos de 8 anos da educação básica que sabem ler: a média nacional é de 56%; no Sul é de 65%, e no Norte de 42,6%.
- Na Região Norte, o atendimento é especialmente pior do que nas outras regiões. Percebemos que essa distância vai se aprofundando cada vez mais, se tornando pior - ressaltou Priscila Cruz, acrescentando que as crianças de famílias mais pobres têm mais dificuldades de ter acesso à educação.
Ainda segundo Priscila Cruz, apesar do aumento nos recursos destinados à educação, o investimento per capta é baixo em relação a outros países. Para ela, é preciso garantir uma educação de qualidade e equitativa a toda população.
- A desigualdade educacional do Brasil é uma das maiores do mundo, com um sistema de baixa qualidade. Precisamos focar na qualidade, pois vários países têm essa agenda como prioridade da sociedade – afirmou.

Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços