Professor aborda a mercantilização da educação

O Conselho Popular promoveu a palestra As Relações entre a Universidade e a Sociedade num Contexto de Mercatilização da Educação no dia 21 deste mês, na Universidade Estadual de Maringá. O tema foi explorado pelo professor João dos Reis Silva Junior, da Universidade Federal de São Carlos. O palestrante discutiu a evolução das universidades da década de 1980 até hoje, o modelo de universidade pública e as ações dos planos econômicos influenciando a educação. Comentou que, por exemplo, o Plano Real não foi um pacote só economicista para conter a inflação, mas que provocou mudança estrutural na rede pública, inclusive nas universidades. Disse que ocorreu uma “financeirização” do ensino, isto é, que o ensino mudou o perfil e ficou muito mais pautado pelo mercado financeiro.

Destacou que ocorreu também mudança de políticas de organismos financiadores, como Capes, CNPq. Antes o pesquisador tinha liberdade de escolher sua linha de pesquisa. Hoje não é mais assim. Os editais são direcionados, havendo uma indução de fora para dentro. Isso traz uma modificação dentro das universidades, nas relações entre elas e a sociedade, nas fundações de amparo à pesquisa. Segundo o professor, tudo isso com um arcabouço legal bem estruturado. Para ele, infelizmente as questões sociais passam a ter menos importância e as ciências humanas passam a contar com menos recursos para seus projetos. As áreas tecnológicas, mas afinadas com o mercado financeiro, passam a receber muito mais financiamentos. São as universidades, principalmente as públicas, dando o lastro para o mercado financeiro. Nesse processo, as incubadoras tecnológicas têm um importante papel, propiciando que novas ideias e tecnologias possam se desenvolver.

Nesta terça-feira, dia 22 de manhã, no auditório Unifamma, câmpus 2, Silva Junior profere a palestra Educação não é Mercadoria: todos na luta por uma educação de qualidade e a serviço da classe trabalhadora.

Os eventos tiveram apoio da UEM, por meio do Diretório Central dos Estudantes, do Departamento de Ciências Sociais, Proação e Centro Acadêmico Florestan Fernandes, e também do Núcleo Regional do Serviço Social. Outras informações pelo e-mail conselhopopularmaringa@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade