Eduardo Braga homenageia Jefferson Peres na passagem de quatro anos de seu falecimento

Da Redação
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) homenageou o senador Jefferson Peres, falecido há quatro anos em pleno exercício do mandato. Para o parlamentar, Jefferson Péres foi “um raro exemplo de cidadão e de político, que honrou o Amazonas, esta Casa e a política brasileira”.
Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), Eduardo Braga disse que o falecido senador “deixou um legado de correção e de combate diuturno a todas as formas de corrupção”. Lembrou ter sido ele o autor de projeto aprovado pelo Senado Federal que eleva em um terço a pena para agentes políticos de primeiro escalão que cometerem crimes relacionados ao exercício da função. Antes, o agravante era aplicado apenas para agentes políticos de segundo escalão.
- Sua lembrança como intransigente defensor da ética e incansável adversário da corrupção se torna mais viva entre nós nestes dias em que o Congresso Nacional se empenha na apuração de denúncias em torno de um dos mais tenebrosos casos de corrupção envolvendo políticos e delinquentes – afirmou.
Eduardo Braga lembrou ter convivido com Jefferson Peres quando foi prefeito de Manaus e o senador ocupava o cargo de vereador, para o qual foi eleito duas vezes. Também venceu duas eleições para o Senado, onde, nas palavras de Eduardo Braga, “se destacou pela defesa intransigente da ética como elemento essencial à função pública”.
O senador lembrou a homenagem póstuma erguida para ele no Amazonas, onde hoje nomeia um parque edificado em área de antiga invasão de palafitas, o qual, “além de oferecer moradia decente para as populações mais pobres de Manaus, permite o conhecimento de um pouco da história política, social e paisagística” da cidade.
O discurso teve três apartes. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) exaltou a conduta inabalável e a cultura do falecido senador. O senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que, embora não tenha conhecido Jefferson Peres, o falecido senador foi uma das inspirações para que ele viesse para a política e para o PDT. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que Jefferson Peres foi seu companheiro de chapa quando concorreu à Presidência, como candidato a vice-presidente, o que ele disse ter considerado um privilégio.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade