Representante do setor privado critica modelo de gestão das escolas públicas

 
Da Redação
O diretor executivo do Grupo Ibmec Educacional do Rio de Janeiro, Fernando Luís Schüler, afirmou que o problema da educação no país está no modelo de gestão das escolas públicas. Ele participa de audiência pública no Senado que debate as dificuldades do Brasil para cumprir as metas de educação.
Segundo Schüler, o modelo das escolas públicas do país é semelhante ao de repartições públicas. Com rigidez orçamentária, enorme carga burocrática para aquisição de equipamentos e recursos didáticos, ausência de autonomia e vulnerabilidade política.
- O problema precisa ser enfrentado. Podemos fazer de conta que ele não existe. É muito fácil culpar os alunos e sua história por não obterem o resultado esperado. Mas o problema está na gestão – criticou o representante do Ibmec, manifestando  preocupação com a possibilidade de que a desigualdade educacional tenha que ser discutida ainda daqui a dez anos.
Em sua avaliação, a melhoria da qualidade do ensino no país é lenta, gerando um apartheid social, em que a classe média se “protege”, colocando seus filhos em escolas particulares, enquanto as famílias de baixa renda são “entregues” às escolas públicas. Esse processo, observou, acarreta uma “cronificação” das desigualdades sociais.
A audiência é promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e acontece na Sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços