Sexta na Concha comemora Dia Internacional da Dança



Profissionais, companhias e escolas de dança da cidade se apresentam em espetáculos a partir das 18h30 nesta sexta-feira


Na próxima sexta-feira (29) Londrina comemora o Dia Internacional da Dança com a II Festividade do Dia da Dança, dentro do projeto Sexta na Concha. A partir das 18h30, toda a população está convidada a assistir aos espetáculos que fazem parte das comemorações na Concha Acústica.
Entre as companhias, escolas e profissionais da área, está o Ballezinho de Londrina, a Entrepassos Cia de Dança,a Escola de Dança PGD, a Escola Municipal de Dança, Mônica Góes e Renata Dói.
É a segunda vez que a cidade entra no circuito de comemorações, que é de nível mundial. Segundo o secretário de Cultura Leonardo Ramos, a edição promete ser mais articulada do que a primeira, já que neste ano, a Câmara Setorial de Dança de Londrina está mais organizada na realização do evento.
Para Ramos um dos principais objetivos dessa comemoração aberta ao público, é a formação de uma tradição na comemoração da data. “Esse dia foi eleito para se pensar na dança como o fenômeno cultural mais importante da sociedade”, disse.
O secretário também afirmou que na edição passada já foi grande a presença dos londrinenses, e que neste o evento promete ter um público ainda maior. “Estamos trabalhando com uma ação regional, entre diversas escolas e academias de dança que se apresentarão”, pontuou.
Ramos também ressaltou a importância da dança na sociedade, principalmente na educação. “Além dos benefícios físicos e artísticos que a dança proporciona, as crianças são muito beneficiadas, pois se tornam mais atentas na escola, melhorando a disciplina e a dedicação das mesmas”, disse.
O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pela UNESCO e entre seus principais objetivos o dia busca chamar atenção para a importância da dança na sociedade. Nesta data comemora-se o aniversário de nascimento de Jean Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno, formulador das bases cênicas da dança no século XVIII, e autor das “Cartas sobre a Dança e os Ballets.”
Além de ajudar no processo de emagrecimento, auxiliar no tratamento e prevenção de dores articulares, melhorar a flexibilidade e coordenação motora, a dança libera no organismo a endorfina, também conhecida como o hormônio da felicidade trazendo, portanto, benefícios físicos e emocionais aos seus praticantes.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços