Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo define metas para a Copa de 2014


- Sediar uma Copa do Mundo é mais trabalhoso do que se imagina. São necessários obras e empreendimentos que resultem em melhorias permanentes para a sociedade nos quesitos mobilidade urbana, meio ambiente, estádios etc. Em Minas Gerais, essas ações serão desenvolvidas por meio de parceiras entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e demais secretarias, prefeituras e também governo federal.
No sentido de estabelecer responsabilidades, cronograma, previsão de investimento e origem do financiamento, foi definida a Matriz de Responsabilidade de Minas Gerais para a Copa. O documento reúne 117 ações para 2011. Elas envolvem a participação de 19 órgãos do governo, incluindo Cemig, Copasa e BDMG.
A execução desses projetos será coordenada pela Secopa. “Queremos que Belo Horizonte seja a melhor sede da Copa em 2014. Para isso, precisamos do compromisso e do envolvimento de todos para realizar as ações e, no caso da Copa, até 2014”, afirma o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.
O documento consolida todos os compromissos estabelecidos com a Fifa para a realização da Copa de 2014 em Minas Gerais e também estabelece prioridades, uma vez que para o Governo de Minas o mais importante é transformar a Copa em um marco de desenvolvimento socioeconômico. A principal premissa é a realização de projetos que se traduzam em benefícios permanentes que, após a Copa 2014, sejam incorporados ao cotidiano dos cidadãos mineiros.
Entre os compromissos, estão a conclusão da modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), do Estádio Raimundo Sampaio (Independência) e do Ginásio Jornalista Felipe Henriot Drummond (Mineirinho); promoção turística de Minas Gerais, com destaque para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, criação do Portal do Turismo de Minas Gerais, estruturação de parques ecológicos e outros roteiros e garantia de infraestrutura hoteleira; ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); elaboração de Plano de Segurança e de Urgência e Emergência para a Saúde; criação do Centro de Comando e Controle Integrado; expansão da oferta de energia; implantação de internet sem fio em pontos turísticos públicos; capacitação de profissionais de diversas áreas; revitalização da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, entre outros.
Embora a Copa do Mundo seja em 2014, o secretário ressalta que vários projetos terão que estar prontos um ano antes. “Minas Gerais quer ter um papel protagonista não só durante o Mundial, mas também na Copa das Confederações, em 2013, quando teremos, por exemplo, o Mineirão pronto para a prática esportiva”, afirma Sergio Barroso.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade