Conselho de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da UNASUL - Rio de Janeiro, 28 de abril de 2011





Realizou-se hoje no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, a Primeira Reunião do Comitê Coordenador do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). O COSIPLAN foi criado em agosto de 2009 durante encontro presidencial da UNASUL, quando foi decidida a substituição do Comitê de Direção Executiva da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) por um Conselho em nível de Ministros dentro da estrutura institucional da União. Com a medida, os países membros buscaram conferir maior suporte político às atividades desenvolvidas na área de integração da infraestrutura, de forma a assegurar os investimentos necessários para a execução de projetos prioritários.
O encontro foi aberto pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belquior, e contou com a presença da Secretária-Geral designada da UNASUL, María Emma Mejía; dos Coordenadores Nacionais dos países da América do Sul e representantes de instituições multilaterais da região (BID, CAF, FONPLATA e CEPAL).
A Reunião inaugurou nova etapa nas discussões para a integração da infraestrutura física na região. Avançou-se na definição de um Plano de Ação Estratégica para os próximos 10 anos e na conformação de uma Agenda Prioritária de Projetos, que funcionarão como verdadeiros indutores do desenvolvimento.
A integração da infraestrutura física regional é uma das prioridades da política externa brasileira e um dos temas mais importantes na agenda multilateral dos países da América do Sul, desde a criação, em 2000, da IIRSA. Concebida como foro de coordenação e intercâmbio de informações sobre infraestrutura entre os Governos dos 12 países da Região, a IIRSA, em seus 10 anos de existência, desenvolveu importante trabalho, com uma carteira de 520 projetos, ordenada ao longo de Eixos de Integração e Desenvolvimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade