III CONGRESSO DE DIREITO DE FAMÍLIA DO MERCOSUL: A Família e suas Relações Multidisciplinares: Um caminho a ser percorrido
Data: 02 a 04 de junho de 2011
Local: Auditório do Ministério Público do RS
Porto Alegre/RS
HISTÓRICO DO IBDFAM/RS:



O IBDFAM/RS - Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção do Rio Grande do Sul, instituição político - cientifica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a efetivação de um novo ambiente jurídico no País, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea.
Desde sua fundação em 1998, o IBDFM/RS atua com diversos setores da sociedade, tornando-se fonte legítima de representação na área do Direito de Família no Estado.

Nessa trajetória, o IBDFAM/RS, seguindo as diretrizes do IBDFAM Nacional, inovou ao buscar soluções para conflitos e demandas familiares, quebrando paradigmas e introduzindo novos valores nas decisões judiciais, entre eles, o reconhecimento às diversas formas de família, o respeito às diferenças e o afeto.

Hoje somos mais de 5000 sócios a nível nacional e, em torno de 500 no Estado. Entre nós, advogados,desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos, psicanalistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de outras áreas do conhecimento.

Os participantes fomentam um ideário plural e reflexivo ao promover discussões que renovam e multiplicam o conhecimento e embasam as proposições jurídico-legislativas da Entidade.

Com a contribuição da diretoria e dos demais associados, o IBDFAM/RS promove eventos no âmbito local e regional, como congressos, seminários, palestras, cursos, debates, entre outros, como por exemplo:


a) I CONGRESSO DE DIREITO DE FAMÍLIA DO MERCOSULque ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de junho de 2004, no campus da Pontifícia Universidade Católica do RS, o qual teve o intuito ampliar o debate para além das fronteiras, alcançando os países vizinhos, que formam essa comunidade transnacional, ligada por tão estreitos laços histórico-culturais;

b) CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2006 na cidade de Gramado;

c) I e II SEMINÁRIOS DA UNIRITTER / IBDFAM/RS DE DIREITO DE FAMÍLIA, sendo o último denominado DIREITO DE FAMÍLIA: FAMÍLIAS PLURAIS, realizado nos dias 23 e 24/09/2009, no campus da UNIRITTER;

d) COLÓQUIOS DE DIREITO DE FAMÍLIArealizados em Porto Alegre/RS, no auditório da Escola da AJURIS, nos quais eram abordados temas relevantes do direito de família, com a participação de operadores do direito (advogados, juízes, desembargadores, procuradores de justiça, promotores, psicólogos, assistentes sociais e etc...);

e) COLÓQUIOS DE DIREITO DE FAMÍLIAque são realizados em Caxias do Sul, em co-parceira com o núcleo regional do IBDFAM de Caxias do Sul, sendo que neste ano 2011 já está em sua 6ª edição;

f) INSTALAÇÃO DO NÚCLEO REGIONAL DE SANTA ROSA e Abertura da Jornada Acadêmica do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis. Abertura: Dra. Delma Ibias (Presidente do IBDFAM/RS) em 19.05.2010.

g) ASSINATURA DE TERMO DE PARCERIAentre IBDFAM/RS e Ulbra com Palestra: “NUANCES DAS FAMÍLIAS CONTEMPORÂNEAS COM ÊNFASE NAS UNIÕES PARALELAS”, proferida pela Dra. Delma Ibias (Presidente do IBDFAM/RS) no Auditório da ULBRA/Gravataí em 22.06.2010.

h) Palestra: “EL DERECHO A CONOCER LOS ORÍGENES COMO DERECHO AUTONOMO AL DERECHO DE FILIACIÓN” (O Direito de saber a Origem e o Direito Individual à Paternidade Certa) proferida pela Dra. Aída Kemelmajer Carlucci – Ministra da Suprema Corte da Argentina no Anfiteatro do Palácio do Ministério Público – Porto Alegre em 23.06.2010.

i) II CONGRESSO DE DIREITO DE FAMÍLIA DO MERCOSUL/IBDFAM/RS - FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINARrealizado no Auditório do Ministério Público/RS, nos dias 05 e 06 de agosto de 2010, quando contou com 550 participantes de vários Estados Brasileiros e de Países do MERCOSUL.

j) Palestra: “NUANCES DAS FAMÍLIAS CONTEMPORÂNEAS COM ÊNFASE NAS UNIÕES PARALELAS” proferida por Dra. Delma Ibias (Presidente do IBDFAM/RS) na OAB – Seccional de Cachoeira do Sul em 18.08.2010.

k) ASSINATURA DE TERMO DE PARCERIA ENTRE IBDFAM/RS e ESADEcom Palestra: Depoimento sem Dano proferida por Dr. José Antônio Daltoé Cézar – Juiz 2ª Vara da Infância e Juventude, com convidados: Dra. Ivone Coelho de Souza (Vice-Presidente do IBFDFAM/RS), representando a Presidente Dra. Delma Ibias e Dr. Carlos Klein (Diretor ESADE) na ESADE – Unidade Cidade Baixa – Porto Alegre/RS em 16.09.2010.

l) Palestra: “DROGAS, NÃO ENTRE NESSA – UMA HISTÓRIA REAL” com João Guilherme Estrella.

Promoção: Núcleo de Santa Rosa do IBDFAM/RS, Presidido pela Dra. Giovana Fehlauer, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o CREAS em 21.09.2010.

m) COLÓQUIOS DE DIREITO DE FAMÍLIA: DIVÓRCIO – EC 66/2010 E ALIENAÇÃO PARENTAL em29.10.2010 - Abertura Oficial: Dra. Delma Ibias (Presidente do IBDFAM/RS) no Auditório da Escola Superior da Magistratura/ AJURIS – Porto Alegre/RS - Promoção do IBDFAM/RS em Parceria com a AJURIS.

Palestrantes: Des. Luiz Felipe Brasil Santos – Diretor do IBDFAM/RS

Dra. Dulce Gomes Oppitz – Juíza de Direito da Comarca de Gravataí/RS

Dr. João Pedro Lamana Paiva – Registrador dos Registros Públicos da Comarca de Sapucaia do Sul/RS

Dr. Conrado Paulino da Rosa – Diretor do IBDFAM/RS

Dr. Domingos Dresch da Silveira – Procurador Regional da República

Dr. Maurício Marx e Silva – Médico Psiquiatra


n) SOLENIDADE DE OUTORGA DE COMENDAS “IBDFAM/RSDESTAQUES/2010 e ENTREGA DE CERTIFICADOS aos novos Associados e Jantar de Encerramento das Atividades Anuais no Salão Por do Sol – AABB/Porto Alegre/RS em 20.11.2010.

o) REUNIÃO COM SECRETÁRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DO RS, Sra. Márcia Santana juntamente com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Dra. Carmelina Mazzardo com a Presidente, Dra. Delma Ibias, representando IBDFAM/RS na OAB/RS em 11.01.2011.

p) INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO EXCLUSIVO PARA ADVOGADOS NO BANRISULdo Foro Central com a Presidente Dra. Delma Ibias, representando IBDFAM/RS em 03.03.2011.

q) 2º ENCONTRO REGIONAL DA MULHER ADVOGADA E 2º SEMINÁRIO REGIONAL DA MULHER com palestra: Os novos direitos da Família Contemporânea proferida por Dra. Delma Ibias, presidente do IBDFAM/RS em Espumoso/RS no dia 04.03.2011.

r) PALESTRA: DEMOCRACIA E PACTO FEDERATIVOproferida pela Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha e pelo Conselheiro Paulo Tamburini, na Escola Superior da Magistratura - AJURIS , presidente Dra. Delma Ibias, representando IBDFAM/RS, em 14.03.2011.

s) Palestra sobre "O PODER DA MUDANÇA NO CONTEXTO ATUAL proferida por Engenheiro Udo Shüler na OAB/RS, presidente Dra. Delma Ibias, representando IBDFAM/RS, em 29.03.2011.

t) Outros eventos realizados pelos núcleos regionais com a promoção do IBDFAM/RS, todos com o intuito de buscar e compartilhar novas experiências no Direito de Família.

Ressalta-se, outrossim, que são mantidas parcerias e convênios com editoras, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para que o associado tenha condições diferenciadas nos produtos e serviços oferecidos.

Frisa-se, que o associado tem acesso a artigos, entrevistas, jurisprudências, agenda de eventos, informações sobre convênios, entre outros e ainda poderá divulgar seus livros, artigos e teses, enviando e-mail para a secretaria do IBDFAM/RS.
Em síntese, esse é o histórico do IBDFAM/RS – Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Estado do Rio Grande do Sul e os membros da diretoria do biênio 2010/2011 se colocam à disposição para prestar maiores esclarecimentos sobre os objetivos e os princípios desse Instituto que congrega profissionais do direito de família.


Porto Alegre, março de 2011.


Delma Silveira Ibias
Presidente do IBDFAM/RS

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços