Ministra da Igualdade Racial aprova entrega de livros para a Educação

Luiza Bairros destacou a importância dos livros didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena entregues às escolas municipais

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, esteve ontem (28) na cidade e aprovou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Londrina que entregou 13.500 livros didáticos sobre “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” para toda a rede municipal de educação. A ministra visitou Londrina atendendo a um pedido feito pelo prefeito Barbosa Neto quando esteve no Ministério de Igualdade Racial, em Brasília, em março deste ano.
“Disponibilizar material didático sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena é da maior importância, porque oferece aos professores e professoras do município a possibilidade de ter um material didático, a partir do qual vamos poder engajar todas as crianças nessa discussão tão importante sobre a diversidade e sobre a igualdade que existe entre todos os seres humanos, apesar das diferenças de aparência”, enfatizou a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
Para a ministra é necessário a discussão sobre a educação. “É sempre importante discutir questões relacionadas à educação, garantir uma educação anti-racista para nossas crianças.” Ela ainda agradeceu Londrina pela recepção e disse esperar que a entrega dos livros seja mais um passo importante para criar uma sociedade de igualdade.
A entrega dos livros é uma medida da administração do prefeito Barbosa Neto para efetivar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
A ministra da SEPPIR, Luiza Bairros visitou Londrina para lançar na cidade o Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de divulgar a campanha nacional “Igualdade Racial é Pra Valer”.
Segundo a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da região Sul, Maria de Fátima Beraldo, a visita da ministra a Londrina foi relevante. “Sua visita fortaleceu a campanha nacional e criou um estreitamento nas relações com a educação, reforçando a importância da capacitação docente”, destacou.
Maria de Fátima também afirmou que as comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente transcorrerão durante todo o ano. “Nosso próximo passo é a realização de um evento no dia 25 de julho, quando é comemorado o dia da Mulher Negra Afro-latino-americana e Caribenha”, adiantou.
Londrina é uma das poucas cidades do sul do país a comemorar o 20 de novembro como feriado da Consciência Negra.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços